175 municípios do Maranhão ficam fora do Selo Unicef; confira lista
Política

175 municípios do Maranhão ficam fora do Selo Unicef; confira lista

Evento do Fundo das Nações Unidas para a Infância vai reconhecer, na sexta-feira 2, os trabalhos desenvolvidos por apenas 42 cidades maranhenses

Um total de 175 municípios do Maranhão vai deixar de receber, nesta sexta-feira 2, a partir de 9 horas, no Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado, em São Luís, o chamado Selo Unicef. A gestão municipais dessas cidades deixaram de promover avanços em indicadores sociais e fortalecer políticas públicas para melhorar a vida de crianças e adolescentes do estado.

Apenas 42 municípios maranhense serão contemplados com a premiação.

O evento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) vai reconhecer os trabalhos desenvolvidos nas cidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Alto Parnaíba, Barão de Grajaú, Estreito, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, São João dos Patos, Trizidela do Vale, Bacabeira, Buriti Bravo, Buriticupu, Chapadinha, Coelho Neto, Coroatá, Governador Eugênio Barros, Itapecuru Mirim, Nova Iorque, Paraibano, Pastos Bons, Paulo Ramos, Pio XII, Rosário, São Domingos do Maranhão, Sucupira do Riachão, Araioses, Barreirinhas, Cedral, São João do Sóter, Urbano Santos, Afonso Cunha, Humberto de Campos, Nina Rodrigues, Presidente Vargas e Vargem Grande.

O evento contará com as presenças do governador Flávio Dino (PCdoB); do representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl; da coordenadora do escritório do Unicef em São Luís, Eliana Almeida; além de integrantes da sociedade civil, prefeitos, secretários estaduais e municipais, e conselheiros de direitos e adolescentes.

Roseana Sarney

Mais cedo, o ATUAL7 já havia publicado que o relatório divulgado pela entidade apontou avanços significativos para o público infantil do estado durante a gestão da ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB). Além da melhoria na taxa de mortalidade infantil, acesso ao pré-natal e proporção de nascidos vivos, outro serviço que também apresentou avanço foi o registro das crianças.

O levantamento do Unicef apontou, ainda, queda na distorção idade-série entre os municípios inscritos no estado do Maranhão, durante o último governo da peemedebista.

Sobre o Selo Unicef

O Selo Unicef Município Aprovado é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância que reconhece avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes, valorizando o esforço de municípios em ampliar e melhorar políticas públicas que promovam, protejam e realizem direitos de crianças e de adolescentes.



Comente esta reportagem