Empresa que premiou jumento já elegeu 35 prefeitos do MA como melhores do Brasil
Política

Empresa que premiou jumento já elegeu 35 prefeitos do MA como melhores do Brasil

Levantamento do ATUAL7 corresponde aos anos de 2017 e 2018. União Brasileira de Divulgação é alvo de investigação por suposta venda de diplomas de mérito

A União Brasileira de Divulgação (UBD), de Pernambuco, que segundo o programa Fantástico, da Rede Globo, premiou um jumento como um dos melhores 100 prefeitos do Brasil, concedeu a pelo menos 35 prefeitos maranhenses a mesma honraria, de Gestor Nota 10, no ano passado e neste ano.

De acordo com a reportagem, veiculada nesse domingo 5, a entidade é alvo de investigação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (RS) por suposto comércio de diplomas de mérito para vereadores, prefeitos e secretários municipais. Há suspeitas de que os políticos teriam utilizado recursos públicos para conquistar as premiações. O Instituto Tiradentes, de Minas Gerais, que atua no mesmo seguimento, também é alvo de investigação, mais no âmbito do Tribunal de Contas do Estado (TCE)  do Rio Grande do Sul.

Levantamento do ATUAL7 em sites e blogs da imprensa local aponta que, em 2017, pelo menos 14 prefeitos maranhenses foram eleitos pela UBD como os 100 melhores do país. São eles: Zé Vieira (PP), atualmente ex-prefeito de Bacabal; Fábio Gentil (PRB), de Caxias; Luciano Genésio (PP), de Pinheiro; Umbelino Ribeiro (PV), de Turiaçu; Assis Ramos (MDB), de Imperatriz; Eric Costa (PCdoB), de Barra do Corda; Joice Marinho (PDT), de Amarante do Maranhão; Dr. Erik (PDT), de Balsas; Albérico Filho (MDB), de Barreirinhas; Anderson Wilker (PCdoB), de Alcântara; Padre Jozias (PTN), de Peritoró; Luciano Leitoa (PSB), de Timon; Miltinho Aragão (PSB), de São Mateus; e Ricardo Miranda (PDT), de Altamira do Maranhão.

Para 2018, segundo o site da própria UBD, o total de 27 prefeitos maranhenses foram eleitos pela entidade no ranking dos 100 melhores prefeitos do Brasil, e por isso indicados para o prêmio Gestor Nota 10, por suposta eficiência da administração em qualidade de vida, infraestrutura e transparência pública. Destes, gestores de nove municípios (Bacabal, Pinheiro, Caxias, Turiaçu, Timon, Imperatriz, Barra do Corda, Balsas e São Mateus do Maranhão), que já haviam sido eleitos como melhores prefeitos do país no ano passado, voltaram a receber a honraria.

Os outros novos prefeitos eleitos como melhores 100 prefeitos do Brasil, agora em 2018, são: Edivaldo Holanda Júnior (PDT), de São Luís; Antônio França (PTB), de Pedreiras; Arquimedes Bacelar (PTB), de Afonso Cunha; Zé Hélio (PT), de Paraibano; Zé Reis (PP), de Aldeias Altas; Cicin (MDB), de Estreito; Ferdinando Coutinho (PSB), de Matões; Negão (PSDB), de Miranda do Norte; Zé Ribamar (PSB), de Humberto de Campos; Luís Fernando Silva (PSDB), de São José de Ribamar; Carlinhos Barros (PCdoB), de Vargem Grande; Luís da Amovelar Filho (PT), de Coroatá; Zezildo Almeida (PTB), de Santa Helena; Dr. Cristino (DC), de Araioses; Dunga (PMN), de Icatu; Zé Farias (MDB), de Brejo; Professora Rosinha (PCdoB), de Cururupu; Vianey Bringel (PSDB), de Santa Inês; Miguel Lauand (PRB), de Itapecuru-Mirim; Mercial Arruda (MDB), de Grajaú; e Hilton Gonçalo (Avante), de Santa Rita.

O ATUAL7 entrou em contato com as assessorias do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público do Maranhão, questionando se, conforme feito pelos mesmos órgãos no Rio Grande do Sul, há algum levantamento ou investigação no sentido de apurar o uso de dinheiro público na compra da premiação pela UBD, bem como pelo Instituto Tiradentes, e aguarda retorno.

Outro lado

Na segunda-feira 6, o ATUAL7 solicitou por e-mail à assessoria de todas as prefeituras — que têm site e fornecem o contato — um posicionamento sobre o assunto, questionando se houve o pagamento pela premiação e qual a eventual origem dos recursos. Apenas quatro delas retornam o contato até o momento. Todas negaram que tenham recebido o prêmio também conferido ao jumento Precioso. Confira:

Imperatriz

“Segundo o secretário de Educação, houve a indicação, porém após fazer pesquisa prévia, não houve interesse em ir receber a premiação”.

Peritoró

“Nós nunca acreditamos nesse tipo de pesquisa. Pesquisa seria, são pesquisa com pessoas nas ruas e não essa de telefone. Então, nunca participamos disso”.

Santa Rita

“O prefeito Hilton Gonçalo nunca recebeu nenhum contato da empresa UBD. Desconhece qualquer avaliação feita pela UBD. Portanto, o prefeito de Santa Rita nunca pagou qualquer valor a referida empresa citada”.

São Luís

“A Prefeitura de São Luís informa que não recebeu convite e desconhece a indicação a qualquer premiação da União Brasileira de Divulgação (UBD)”.



Comente esta reportagem