Reserva do Batatã
Cristovam Filho denuncia atual situação da Reserva do Batatã
Política

Reserva é responsável pelo abastecimento de milhares de habitações na região do Centro e outros bairros de São Luís

O deputado Cristovam Filho (PSL) subiu à tribuna, na sessão plenária dessa quarta-feira 16, para denunciar a atua situação da Reserva do Batatã, em São Luís, que está operando com níveis muito abaixo da sua capacidade. Além disso, o parlamentar informou que apresentou Indicação solicitando a criação do Comitê de Bacia do Rio Itapecuru, para discutir a preservação do rio e o problema da falta de água na capital maranhense.

A Reserva do Batatã é responsável pelo abastecimento de milhares de habitações na região do Centro e outros bairros de São Luís. Segundo o deputado Cristovam Filho, o baixo nível de água no reservatório tem feito com que o abastecimento dessas regiões seja feito pelo Sistema Italuís, que também se encontra em situação problemática, sobretudo por conta da precariedade de suas adutoras.

“A nossa Barragem do Batatã está seca, não tem água para bombear para o centro da cidade, com isso é necessário mais água do Sistema Italuís para colocar água na cidade, ou seja, no Centro. Com certeza o abastecimento fica precário na cidade de São Luís e em vários pontos, principalmente nas partes mais altas”, assinalou.

O parlamentar também apontou que, além do período de estiagem, que dificulta a recarga do reservatório, o crescente número de habitações no entorno do Batatã também é um fator que ajuda a acelerar o processo de seca da reserva.

“As principais vias de drenagem da água de chuva para dentro da barragem foram interceptadas devido a grande urbanização no entorno. Então, fora a quantidade de chuva em milímetros ter diminuído nesses últimos anos, ainda temos a questão da urbanização daquela área do entorno da barragem do Batatã, que prejudica muito na sua reserva”, completou Cristovam Filho.

Ele salientou ainda que, apesar de ações já estarem sendo executadas na tentativa de solucionar os problemas com a falta de água na cidade, é preciso conter as invasões no entorno do Batatã e pensar soluções eficientes para garantir o armazenamento da água.

“É necessário se fazer algumas ações para conter essa barragem, para manter a lâmina de água durante o período das chuvas. É necessário não deixar que a urbanização adentre mais para dentro da Reserva do Batatã, porque senão isso vai piorar cada vez mais e pode chegar a um ponto de ela, durante o período de chuva, pegar nenhuma lâmina de água”, destacou.

Rio Itapecuru

Além de discutir a situação da Reserva do Batatã, o deputado Cristovam Filho também informou que apresentou Indicação para que seja criado o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru, devido a importância do rio para o estado.

“O movimento de criação do Comitê da Bacia do Itapecuru se arrasta por mais de 20 anos. Nesse contexto, a bacia pode ser definida pelo governo como eixo fundamental de desenvolvimento do estado, merecendo uma maior atenção de políticas públicas”, frisou.

O deputado garantiu que a criação não só do Comitê da Bacia do Rio Itapecuru, mas também a criação de outros Comitês é fundamental para a preservação dos recursos hídricos do Maranhão.

“Está todo mundo tirando água do rio para tratamento doméstico, área industrial, agricultura e lançando essa água de volta para o rio sem o controle devido. Então, é necessário que se criem os comitês de bacias para que eles possam receber um fundo a fim de explorar a água desse rio com sustentabilidade”, justificou o parlamentar.