O número de casos notificados de dengue no Maranhão chegou a 7.505 em todo o ano de 2015, período em que o país registrou uma das piores epidemias – com recorde de 1,6 milhão em todo o Brasil – da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Em relação a 2014, o aumento é de quase 290% – naquele ano, o Maranhão teve 2.625 casos de dengue.
Os dados, que fazem parte do balanço mais atualizado sobre a dengue – com informações de 4 de janeiro de 2015 a 2 de janeiro deste ano – foram divulgados nessa sexta-feira 15, e fazem parte do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2015.
Nesse volume estão incluídos casos diagnosticados por exame laboratorial e método clínico-epidemiológico, baseado em sintomas e na ocorrência no local, critério também indicado pelo Ministério da Saúde.
Em 2015, também foram confirmados no Maranhão 25 casos de dengue grave e 44 casos de dengue com sinais de alarme. No mesmo período de 2014, foram 18 casos de dengue grave e 51 casos de dengue com sinais de alarme.
O documento também indica que, no período de 4 de janeiro de 2015 a 2 de janeiro deste ano, foram confirmadas 9 mortes pela doença. Em 2014, porém o número foi um pouco maior. Foram 13 mortes.
Recursos
O Maranhão receberá mais de R$ 7,4 milhões do Ministério da Saúde para desenvolver ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. O recurso foi aprovado ontem pela presidente Dilma Rousseff (PT) e também será destinado para outros estados brasileiros.
A verba será utilizada para o desenvolvimento das ações contra o inseto que transmite a Dengue, o Zika Vírus e a Febre Chikungunya.
Em todo o nordeste, o Maranhão é o segundo estado que mais vai receber recurso, perdendo apenas para a Bahia que vai receber pouco mais de R$ 11,3 milhões.
Deixe um comentário