Inauguração de primeira Escola Digna por Flávio Dino completa três anos
Cotidiano

Inauguração de primeira Escola Digna por Flávio Dino completa três anos

Unidade que substituiu estrutura de taipa e palha fica no povoado Muriçoca, em Fortaleza dos Nogueiras

Completa três anos, nesta segunda-feira 15, a inauguração da primeira Escola Digna pelo Governo do Maranhão, programa educacional instituído ainda na primeira gestão de Flávio Dino (PCdoB), como parte do Plano de Ações Mais IDH, durante o ato de posse em 1º de janeiro de 2015, da sacada do Palácio dos Leões, sede do Poder Executivo estadual.

Localizada no povoado Muriçoca, em Fortaleza dos Nogueiras, a Unidade Escolar Pedro Álvares Cabral teve substituída as estruturas de taipa e palha, triste realidade vivida por milhares de crianças maranhenses, por uma edificação de ensino de alvenaria, com condições necessárias para a formação dos estudantes da localidade.

A unidade, segundo a Seduc (Secretaria de Estado da Educação), foi construída em parceria com a empresa Agroserra, com capacidade para atendimento de 50 alunos por turno; duas salas de aula; sala multimeios; diretoria; banheiros; cozinha e pátio central.

“Tijolos, telhas e massa construíram muito mais que prédios! Edificaram esperança de futuro, trouxeram dignidade e alimentaram a autoestima de crianças, pais, professores e de comunidades inteiras nesse nosso Maranhão”, diz postagem da Seduc no Twitter, que estreou o perfil com threads – sequência de tuítes que combinados geram narrativas – para relembrar e comemorar a inauguração da escola em Fortaleza dos Nogueiras e outras unidades.

O Escola Digna é coordenado pelo titular da Seduc, Felipe Camarão, que é procurador-federal e um dos principais quadros da gestão Dino e da nova geração de homens públicos no Maranhão. Além de transformar a infraestrutura escolar, segundo o governo, o programa apoia as redes públicas municipais com a oferta de formação continuada, kits pedagógicos, doação de transportes escolares. O governo diz que as ações já estão em 215 dos 217 municípios maranhenses, formando um amplo pacto pela aprendizagem.

Ao todo, segundo a Seduc, o programa educacional já construiu e/ou reformou mais de 800 unidades escolares no estado, desde 2015. As obras são financiadas com recursos próprios do Governo do Maranhão, com empréstimos junto ao BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e por emendas parlamentares.



Comente esta reportagem