Coronavírus: Yglésio propõe garantia de leito na rede privada em caso de emergência
Cotidiano

Coronavírus: Yglésio propõe garantia de leito na rede privada em caso de emergência

Parlamentar também defendeu o fornecimento de kits de alimentos às crianças da rede municipal de ensino de São Luís durante período de isolamento social

O deputado estadual Yglésio Moysés (Pros) apresentou projeto de lei que, se aprovado, garantirá a internação de paciente infectado com o novo coronavírus (Covid-19) na rede hospitalar privada no Maranhão, quando esta for requerida por médico do SUS (Sistema Único de Saúde).

Pela proposição, esse tipo de internação ocorreria desde que caracterizada a situação de gravidade e esgotadas as possibilidades de internação na rede pública. Para isso, o texto do projeto determina que um percentual de leitos da rede privada deve ficar disponível a esse tipo de atendimento.

“Todos os hospitais da rede privada do Maranhão deverão manter uma disponibilidade mínima de 5% de seus leitos, inclusive dentre os destinados ao tratamento intensivo, para o atendimento do disposto nesta lei”, destacou o parlamentar.

Yglésio também solicitou, em requerimento ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que a gestão municipal forneça kits alimentares para as crianças matriculadas nas escolas da rede pública municipal de ensino. A ideia é que os pais busquem os alimentos nas unidade, durante o período em que esteja vigorando a determinação de isolamento social.

“Os pais podem ir buscar o alimento de maneira organizada nas escolas, em um ambiente controlado, arejado e com baixo risco de exposição ao Covid-19”, sugeriu.

Para Yglésio, as crianças não podem se submeter a risco de insegurança alimentar. “O que a gente não pode é deixar as crianças correrem esse risco alimentar, até porque desnutrição gera queda da imunidade, tornando os pequenos suscetíveis a várias doenças, não apenas a Covid-19”, explicou.



Comente esta reportagem