Maranhão

Caminhada em São Luís chama atenção para a cardiopatia congênita

Evento acontecerá na Avenida Litorânea e contará com a presença dos familiares do bebê "Dudu"

Uma em cada 100 crianças nasce com um coração especial e o diagnóstico durante a gestação aumenta as chances de tratamento. Para conscientizar as famílias ludovicenses e, principalmente, chamar a atenção das autoridades, sobre as cardiopatias congênitas, a Associação de Assistência à Criança Cardiopata (AACC) Pequenos Corações prepara uma caminhada para o próximo dia 14, com centração na Avenida Litorânea, em São Luís, a partir das 8h.

Entre os participantes do evento estão os familiares do bebê Luis Eduardo Carvalho Souza Filho, o "Dudu", que dependeu de uma decisão da Justiça para que o governo Flávio Dino pagasse por seu tratamento em um hospital privado de São Paulo.

A caminhada contará com a distribuição de materiais informativos, distribuição de bexigas, laços símbolos da doença e atividades para crianças. Os participantes estarão vestidos de vermelho, como forma de representar o amor.

A cardiopatia

A cardiopatia congênita é um defeito na estrutura ou função do coração, que surge nas primeiras oito semanas de gestação, quando o órgão está em formação. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca do feto.

É o defeito congênito mais comum e uma das principais causas de óbito relacionadas a malformações congênitas. Para que se tenha uma ideia da dimensão do problema, no Brasil, nascem aproximadamente 23 mil crianças com problemas cardíacos a cada ano. Ou seja, a cada 100 bebês nascidos vivos, um é cardiopata.



Comente esta reportagem