No MA, PMs são colocados para reformar Comando sem equipamentos de segurança
Maranhão

No MA, PMs são colocados para reformar Comando sem equipamentos de segurança

Flagra foi feito pelo Atual7 nesta segunda-feira 28. Norma determina uso de EPIs em toda e qualquer tipo de obra

Um flagra feito pelo Atual7 na manhã desta segunda-feira 28 evidencia bem a forma como o governador Flávio Dino e o comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, Cel Alves, tratam a tropa.

Designados para a reforma no Quartel do Comando Geral da PM-MA, pelo menos três policiais militares do Pelotão de Obras foram colocados para pintar o local sem equipamentos obrigatórios de segurança, e ainda calçando chinelos, o que aumenta o risco de queda e, consequentemente, alguma lesão - ou algo pior.

No Maranhão, PMs são colocados para reformar Comando Geral sem equipamentos de segurança, como determina a lei. Mais em: http://www. atual7.com/?p=14969

Posted by Atual7 on Segunda, 28 de setembro de 2015

Eles estavam a uma altura de cerca de seis metros do solo.

Obrigatoriedade

De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 6, em toda e qualquer tipo de obra, seja ela grande como de um prédio, ou pequena, como de uma casa, é obrigatório o uso dos chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Para garantir a segurança, os operários precisam usar capacete, óculos, luvas, botas e, dentre outros equipamentos, cintos de segurança presos em alguma estrutura fixa. São estes equipamentos que vão evitar lesões ou algo mais grave nos operários em caso de algum acidente.

No caso dos PMs da Pelotão de Obras que estavam pintando o Comando Geral, eles deveriam estar equipados de óculos de segurança, máscara semifacial, máscara descartável, avental de PVC, luva de PVC ou látex e botas apropriadas. Como estavam em um andaime, eles deveria ainda estar equipados com um cinturão de segurança com conexões, tipo paraquedista, por estarem a mais de dois metros de altura.

Pela Norma Regulamentadora n.º 18, os EPIs deveriam ser fornecidos obrigatoriamente para os policias pelo Comando Geral da PM-MA.



Comente esta reportagem