Pastor Joaquim Neto recebe título de Cidadão de São Luís na Câmara
Maranhão

Pastor Joaquim Neto recebe título de Cidadão de São Luís na Câmara

Natural de Lago da Pedra, homenageado faz relevante trabalho de evangelização e de acolhimento e tratamento de mulheres dependentes químicas na capital

A Câmara Municipal de São Luís concedeu, na terça-feira 22, título de cidadão ludovicense ao odontólogo Joaquim Ferreira Santos Neto, pastor da Igreja Batista do Angelim (IBA) e ministro da Ordem de Ministros Batistas Nacionais (Ormiban). A honraria aprovada por unanimidade pelos vereadores da Casa foi proposta pelo vereador Gutemberg Araújo (PSDB), que afirmou reconhecer a história de fé e de perseverança do homenageado para o progresso da capital do Maranhão e do povo ludovicense.

O pastor Joaquim Neto e a sua esposa, pastora Margareth Rose, durante  sessão solene
IBA Cidadão de São Luís O pastor Joaquim Neto e a sua esposa, pastora Margareth Rose, durante sessão solene

“Esse ato é de merecimento, reconhecimento e justiça para com o pastor Joaquim Neto, que tem uma história de fé e perseverança. Por isso, neste dia, esta Casa cumpre uma das suas obrigações, que é reconhecer e homenagear aqueles que lutam, suam e contribuem para o progresso da nossa cidade e do nosso povo. Parabéns pastor Joaquim, Cidadão de São Luís”, justificou Gutemberg Araújo, reportando-se à proposição do título de cidadania.

Joaquim Ferreira é natural de Lago da Pedra. Em 1974, mudou-se para São Luís, onde fixou residência. Graduou-se cirurgião dentista pela Universidade Federal do Maranhão, em 1982, quando ingressou no serviço público municipal e estadual.

Em 1992, fundou a Igreja Batista do Angelim, e se consagrou ao ministério pastoral pela Ormiban, em 1995. Em 2013, fundou a Comunidade Terapêutica Ágape, para acolhimento e tratamento de mulheres dependentes químicas, que funciona em parceria com outros centros de recuperação do país.

Sob a liderança de Joaquim Neto, a IBA desenvolve um trabalho relevante em São Luís, contribuindo para o bem dos cidadãos ludovicenses, por meio da evangelização e, também, de forte ação social junto aos mais necessitados.

Além do Título de Cidadão Ludovicense, ele já foi agraciado com a medalha “Simão Estácio da Silveira” da Câmara Municipal de São Luís; medalha do Mérito Militar da Polícia Militar do Maranhão; medalha “Alferes Moraes Santos” do Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão; e, recentemente, a medalha do Mérito Timbira da Ordem de Cavalheiro, concedida pelo Governo do Estado.

Ao se pronunciar durante a solenidade, Joaquim Neto agradeceu à Câmara e ao vereador tucano pela concessão do registro.

“Recebo este título de cidadania com um sentimento de profunda gratidão e me sentindo, de fato, extremamente honrado por entender o valor desta homenagem, o que ela representa. Ao mesmo tempo, me sinto na incumbência de ser ainda mais fiel, comprometido, mais empenhado na minha missão a favor da cidade”, declarou o pastor.



Comente esta reportagem