Pedrinhas: Descoberto túnel no CDP com lâmpadas e até ventiladores
Maranhão

Pedrinhas: Descoberto túnel no CDP com lâmpadas e até ventiladores

Este é o segundo túnel encontrado em menos de três dias. Ataque a escola na Santa Clara teria sido em represália a descoberta da primeira escavação

Durante inspeção realizada na manhã desta terça-feira 22, agentes penitenciários encontraram um túnel com lâmpadas e até ventiladores no Pavilhão Gama do Centro de Detenção Provisória (CDP), o famoso 'Cadeião', um dos presídios do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

A eletricidade estava sendo puxada por meio de ligações feitas por extensões. Tanto as lâmpadas como os ventiladores estavam ligados no momento da descoberta.

O caso foi abafado pelo secretário de Administração Penitenciária e Justiça, Murilo Andrade, que proibiu que a polícia técnica fizesse fotos do local.

Ataque a escola

Este é o segundo túnel descoberto no CDP em menos de três dias.

No fim de semana, no Pavilhão Beta, agentes penitenciários já haviam encontrado outra escavação feita pelos detentos. De acordo com fontes do Atual7, devido a profundidade, somente hoje é que uma equipe conseguiu tapar o buraco.

A descoberta deste primeiro túnel, inclusive, estaria relacionada a ação de uma facção criminosa no bairro da Santa Clara, que em represália incendiou uma escola no bairro pertencente ao município.

Rádio Ht

Além de túneis, a falha no Sistema Penitenciário do Maranhão durante o governo Flávio Dino já ocasionou outras cenas grotescas.

Foi no Pavilhão Beta do CDP que, há pouco mais de dois meses, foi encontrado de posse dos presidiários um rádio comunicador Ht pertencente à Civiliza Gestão Prisional - antiga VTI Serviços, Comércio e Soluções em Tecnologia da Informação -, empresa de segurança de Fortaleza com filial em São Luís, que faz o trabalho que deveria estar sendo realizado por vigilantes penitenciários concursados.



Comente esta reportagem