Vídeo: Treinamento de homens da Cosar para acabar com assaltantes de banco no MA
Maranhão

Vídeo: Treinamento de homens da Cosar para acabar com assaltantes de banco no MA

Companhia foi criada para abater as quadrilhas de assaltos a agências e instituições financeiras e de arrombamentos aos caixas eletrônicos no interior do estado

O vídeo abrigado abaixo, obtido com exclusividade pelo Atual7, mostra momentos da formação da primeira turma da Cosar (Companhia de Operações de Sobrevivência em Área Rural), de autoria e supervisão sistêmica do Cel. caveira José Frederico Pereira, Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, exímio especialista em cursos operacionais e de sobrevivência, e um dos poucos da PMMA que possuem cursos como: BOPE (Batalhão de Operações Especiais ) e CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), do Exército Brasileiro.

Imagem aérea de bandidos mortos em confronto com a Cosar após assalto a agência dos Correios no município de Morros
Atual7 A Volante do Maranhão Imagem aérea de bandidos mortos em confronto com a Cosar após assalto a agência dos Correios no município de Morros

Duas turmas já foram formadas – a primeira no primeiro semestre do ano passado e a segunda na primeira semana deste mês – e ambas já mostraram a que vieram: abater o crime organizado, enfrentar ações de quadrilhas e, principalmente, acabar com assaltos a agências e instituições financeiras e arrombamentos aos caixas eletrônicos no interior do estado. Além de maranhenses, sete policiais do Piauí também fazem parte da companhia.

Para ingressar na Cosar, os policiais tiveram, inicialmente, de se submeter a exames médicos, Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste de Tiro. Os aprovados foram então enviados para a selva no município de Imperatriz, onde foram treinados por militares do 50º BIS, unidade do Exercito sediada naquela cidade. O 12º BPM de Estreito e a 12ª CI de Rosário participaram dos treinamentos e, em São Luís, o 24º BIL também prestou contribuição para a qualificação dos exterminadores de assaltantes. Os policiais da Cosar passaram ainda por práticas e teóricas de várias disciplinas, entre elas, tiro tático, CQB (Combate de Ambiente Confinado), técnica de abordagem, tiro pessoal, ações antibomba, operações policiais especiais, invasões táticas com explosivos, primeiros socorros, patrulha e antiterrorismo.

A Cosar – inspirada na Ciacosac (Companhia Independente de Operações Especiais em Área de Caatinga), criada pela PM de Pernambuco – atuará diretamente no combate a modalidade de crime apelidada de "novo cangaço", orquestrado por bandos fortemente armados que ao chegar na localidade onde irão praticar os assaltos, rendem as forças de segurança, fazem moradores de refém, atiram e amedrontam as pessoas, e relembram o movimento que se alastrou por quase todo o sertão do Nordeste brasileiro entre o século 18 e meados do século 20, e extirpado somente por meio das antigas Volantes policiais, o Cangaço.

Por conta da alta criminalidade que assola o Maranhão, os policiais da Cosar estão lotados em três bases que o Comando da PMMA criou para dar suporte aos municípios do estado, e, por ora, também atuarão no policiamento ostensivo e em incursões com abordagens nas rodovias maranhenses.

O "novo cangaço" no Maranhão está com os dias contados. Agora é selva!



Comente esta reportagem