Megaoperação é deflagrada pelas Polícias Civil e Militar em bairros da Grande Ilha
Maranhão

Megaoperação é deflagrada pelas Polícias Civil e Militar em bairros da Grande Ilha

Secretário Jefferson Portela coordena ações estratégicas de megaoperação realizada em pontos sensíveis na Grande Ilha

Uma megaoperação foi deflagrada, na noite dessa sexta-feira 20, na Região Metropolitana de São Luís. Com efetivos reforçados, as Polícias atuam de forma integrada em pontos considerados mais sensíveis, nas principais avenidas da Grande Ilha, e bairros mapeados pela demanda de ocorrências. “A polícia não vai recuar. Estamos preparados para enfrentar o crime”, diz o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Frederico Pereira.

Com distribuição estratégica do efetivo, a megaoperação pretende intensificar o policiamento na zona rural da região metropolitana, nos pontos finais e paradas de ônibus, terminais de integração, nas áreas e bairros mapeados pela demanda de ocorrências.

“Vamos permanecer nas ruas, sem cessar, para coibir, com rigor, a ação destes criminosos. São operações que iniciaram assim que soubemos dos ataques e não têm hora para terminar”, garantiu o secretário Jefferson Portela, ressaltando que a megaoperação seguirá noite adentro e permanecerá nas ruas até que solucionadas todas as investigações em relação aos episódios.

A ação da militar inclui abordagens, vistorias, blitz e barreiras na entrada da capital. “As forças de Segurança estão a postos para combater estas organizações criminosas que merecem sentir a ação forte do Estado. E isto está sendo feito”, completou o secretário.

Rápida Ação

Desde que iniciados os episódios dos incêndios criminosos que todo o sistema de segurança pública foi mobilizado. Policiais civis e militares ocuparam as ruas da região metropolitana na noite de quinta-feira 19, e a cúpula de Segurança Pública esteve reunida com o governador Flávio Dino ainda na madrugada dessa sexta-feira 20, traçando estratégias de atuação.

Mais de 33 pessoas já haviam sido presas até o final da tarde de ontem, número que deve crescer, já que as operações irão permanecer em toda a Grande Ilha. “Temos a resposta para a marginalidade. É a polícia nas ruas para agir com rigor. E pedimos à comunidade que colabore com a polícia e procure os batalhões de suas áreas para solucionar problemas visíveis”, reiterou coronel Pereira.

“Todo o quadro da Polícia Civil está mobilizado para esse caso, além de termos intensificado operações já em curso. Assim que chegou a nós o ocorrido as equipes foram às ruas e estamos trabalhando unidos à Polícia Militar”, ressaltou o delegado-geral da Polícia Civil, Lawrence Melo. Foram acionados os departamentos de Combate a Crime Organizado, de Narcotráfico, Homicídios, Proteção à Pessoa, além das Delegacias Seccionais e o Serviço de Inteligência.

O delegado-geral informou que duas linhas de investigação estão sendo consideradas para a apuração dos ataques. Quanto aos suspeitos presos, o delegado-geral diz que foram isolados para que não haja comunicação com integrantes de quadrilhas e é estudada a transferência de alguns líderes para presídios de outros estados. “O objetivo é afastar estes criminosos e diminuir a atuação deles nas quadrilhas que comandam no Estado”, reiterou Melo.



Comente esta reportagem