A população de São Luís e turistas que frequentam a Lagoa da Jansen ganharão, a partir das 17 horas deste sábado 25, um moderno complexo de diversão e convivência. Onde antes havia um terreno baldio, abandonado pela Prefeitura de São Luís, foi construído uma praça com diversos equipamentos sociais para garantir o lazer, esporte, cultura e interação.
A construção foi toda realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), para atender pessoas de diferentes idades e demandas, criando um espaço de integração social e transformando o lixão a céu aberto que era foco de doenças num espaço lúdico, educativo e cultural.
Quem frequentar o local perceberá que a escolha dos equipamentos priorizou o público infantil com a instalação de brinquedos interativos e culturais, que estimulam a criatividade das crianças. Em uma das entradas da praça, por exemplo, o público é presenteado pela natureza com um caminho, de cerca de 100 metros, ladeado de palmeiras. Há ainda um rio de ‘faz de conta’ modelado com piso emborrachado reciclado, e um pequeno lago com barquinho para uso nas brincadeiras das crianças com escorregadores, passarelas, pranchas, cabos e cordas.
Para os jovens, um espaço versátil de convívio, com bancos e mesas para piqueniques e mesas de pingue-pongue para lazer e esporte. Para os adultos e idosos, a Praça da Lagoa terá duas áreas de convívio, sendo uma próxima ao espaço infantil.
Segundo o titular da Sinfra, Clayton Noleto, o grande diferencial da praça está nas condições para inclusão social e interação de todas as faixas etárias. “O parquinho é todo adaptado com brinquedos para crianças com deficiência. A proposta da praça é pioneira. É ser um espaço de convivência, socialização e integração social de crianças, jovens, adultos e idosos”, avalia.
Além disso, o meio ambiente também está plenamente contemplado e conservado na Praça da Lagoa. Um total de 35 espécies já existentes no local foram aproveitadas, somando no paisagismo e urbanismo sustentável. O Circuito de Caminhada, outro ambiente da praça, é composto de área sombreada na parte externa da praça, com bancos ao longo do trecho e onde também estão as vagas de estacionamento. A iluminação foi instalada com objetivo de garantir beleza e segurança aos usuários. A praça possui ainda oito estacionamentos com mais de 50 vagas.
Vale lembrar que, como o ano é eleitoral, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), embora tenha participado apenas com a drenagem do local, tentará usurpar toda a obra, como fez na inauguração da Ponte Pai Inácio. A artimanha deve contar com o apoio do próprio governador Flávio Dino (PCdoB), de quem é afilhado.
Deixe um comentário