Empresas que já operam em São Luís vencem resultado final da licitação do transporte
Maranhão

Empresas que já operam em São Luís vencem resultado final da licitação do transporte

Empresas terão 90 dias para substituir cerca de 200 ônibus. Veículos não precisam ser novos

Marcado por uma série de polêmicas e entraves judiciais, o processo licitatório para a escolha das empresas que comandarão o sistema de transporte coletivo de São Luís acabou mesmo sendo vencido pela empresas que já exploram o sistema de transporte da cidade, ou seja, as mesmas que colocam nas ruas as famosas latas velhas.

O resultado foi divulgado na tarde dessa sexta-feira 8, durante a última etapa do processo licitatório. Foram quatro os vencedores do processo: três consórcios e uma empresa que estava participando isoladamente.

São eles os consórcios Central, composto pelas empresas Ratrans e Taguatur; Via SL, formado pelas empresas Rei de França e São Miguel; e Upaon-Açu, integrado pelas empresas Viper, Autoviaria Matos, Viação Abreu, Patrol, Rio Negro e Aroeiras; e a empresa Viação Primor.

A próxima etapa do processo é a homologação do resultado final, que pode ser homologado ou não pelo secretário de Trânsito e Transporte de São Luís, Canindé Barros. Se não for homologado, o processo volta para a comissão do processo de licitação do transporte. Já caso Barros decida por homologar o resultado final, acontecerá a assinatura dos contratos.

A partir de então, os vencedores terão 90 dias para cumprirem com as exigências do edital, como a oferta de veículos com itens de acessibilidade, com ar condicionado e, ainda, a substituição imediata de cerca de 200 ônibus fora da idade média de operação, que é de cinco anos, o que implica afirmar que nenhum veículo precisa ser novo.



Comente esta reportagem