Hildo Rocha apresenta projeto de lei para tornar carros nacionais mais seguros
Política

Hildo Rocha apresenta projeto de lei para tornar carros nacionais mais seguros

Projeto apresentado pelo parlamentar maranhense amplia os itens de segurança dos veículos

O deputado federal maranhense Hildo Rocha, do PMDB, apresentou o Projeto de Lei 672/2015 que acrescenta dispositivo ao artigo 105 da Lei nº 9503, de 1977, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CBT). A proposta estabelece a obrigatoriedade da inclusão de barras de proteção antiesmagamento no teto e no assoalho dos veículos, com o objetivo de proteger os passageiros em casos de capotamentos.

Para justificar o projeto, Rocha lembrou que, quando o CTB foi editado, apenas alguns equipamentos tornaram-se obrigatórios para todos os veículos, como cintos de segurança e o encosto de cabeça. O projeto de Lei apresentado pelo Deputado Hildo Rocha amplia os itens de segurança dos veículos.

- Optou-se por delegar ao Conselho Nacional de Trânsito a definição dos demais equipamentos que deveriam ser exigidos - afirmou.

O parlamentar explicou ainda que ao regulamentar a questão, por meio da Resolução nº 14/98, o Contran definiu uma extensa lista de equipamentos de segurança obrigatórios. Freios ABS e Air Bags, por exemplo, são dispositivos de segurança resultantes da acelerada evolução tecnológica do setor automotivo.



Comente esta reportagem