Wellington do Curso sai em defesa da proteção dos Direitos dos Animais
Política

Wellington do Curso sai em defesa da proteção dos Direitos dos Animais

Para o parlamentar, tema vai além de questões sentimentais. Ele ainda denunciou a desativação do Centro de Zoonoses de São Luís

A proteção aos Direitos dos Animais foi o assunto destacado pelo deputado Wellington do Curso (PPS), na manhã desta quarta-feira (1°), durante seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa.

De acordo com o parlamentar, o tema vai além de questões sentimentais, pois é um assunto que pode repercutir, também, na saúde de toda a população.

"Ocupo a tribuna desta Casa, na manhã de hoje, em defesa dos direitos dos animais que muitas vezes são relegados em segundo plano ou não recebem a atenção devida. Tão importante quanto a defesa deles, é salientarmos a saúde pública que advém da falta de cuidados com os animais. Muitos deles, especialmente em São Luís, estão soltos e perambulando por praças e ruas da nossa cidade: gatos, cachorros, jumentos, burros, cavalos. Então, em primeiro lugar, devemos dar a atenção em defesa dos animais e também à saúde pública do nosso Estado e da nossa capital", destacou.

Na ocasião, Wellington denunciou a desativação do Centro de Zoonoses de São Luís, criado em 1988 e desativado teoricamente em 28 de novembro de 2012, por conta de denúncias de maus tratos com os animais.

"Em 2008, as denúncias de que os animais eram levados para uma sala e asfixiados nesta mesma sala, de forma predatória e desumana, veio à tona em 2008 e muito pouco tem se feito com relação aos animais da nossa cidade. Essa interdição foi realizada em 2012 pela Sociedade Beneficente do Bem-Estar e Proteção aos Animais do Maranhão 'Bicho Feliz'", disparou.

Ao final do discurso, o deputado destacou a Audiência Pública, solicitada por ele, que acontecerá no dia 15 de julho, na Assembleia Legislativa, objetivando discutir sobre a efetivação dos serviços da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), ressaltando os serviços de vacinação, abrigo temporário, adoção responsável, dentre outras ações, além de apresentar, ainda, proposições em defesa das causas animais.

"Tratar os animais com dignidade e respeito nos faz mais humanos. Temos, sim, que olhar com mais respeito para estes seres que não falam, mas têm direitos e compartilham conosco este planeta. Desta forma, ressalto as solicitações que encaminhei para aprovação da Mesa Diretora solicitando a reativação da Unidade de Vigilância em Zoonoses; a Criação do Código Estadual de Proteção Animal; a implantação do Hospital Público Veterinário Multiprofissional, que é um projeto nosso de campanha, além da Criação da Delegacia Especializada contra maus tratos a animais e aplicação da atividade extracurricular nas escolas de Ensino Fundamental sobre a guarda responsável e educação ambiental", declarou.



Comentários 1

  1. Talyta

    Muito louvável esta atitude do deputado Welington que eu ja tinha perdido a esperança de que o poder legislativo tomasse uma providência para esse problema de saúde pública que so se multiplica em nossa cidade, com a mudança das pessoas de casas p apartamentos o abandono de cachorros cresceu absurdamente, além dos maus tratos sofridos principalmente por burros e cavalos usados como meio de transporte de carga que além de levarem pesos exorbitantes, apanham e presenciei o uso de mordaças de ferro q ferem a boca do animal e inclusive ja reclamei para vários carroceiros essa prática. Espero que essa medida sensibilize a população maranhense para esses seres vivos que so querem cuidado !!!

Comente esta reportagem