Política

Glalbert Cutrim participa do lançamento do São José de Ribamar em Ação

Parlamentar representou a Assembleia Legislativa do Maranhão. Evento ocorreu nesse fim de semana

Representando a Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Glalbert Cutrim (PRB) participou, neste último fim de semana, do lançamento do São José de Ribamar em Ação, plano estratégico de novas políticas públicas que será executado, a partir de agora, pelo Governo do prefeito Gil Cutrim.

O deputado Glalbert Cutrim, representando o Legislativo estadual no evento
Divulgação São José de Ribamar em Ação O deputado Glalbert Cutrim, representando o Legislativo estadual no evento

O lançamento contou com a participação de representantes dos mais variados segmentos da sociedade do município, além de integrantes da classe política, dentre eles vereadores; o vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B); o deputado federal Weverton Rocha (PDT); e o secretário estadual de Articulação Política, Márcio Jerry, que representou o governador Flávio Dino (PC do B).

Glalbert elogiou a iniciativa do prefeito Gil Cutrim que, de acordo com o parlamentar, está enfrentando a crise financeira pela qual passa todas as cidades maranhenses executando novos serviços em diversos setores da administração pública.

“Enquanto a maioria das Prefeituras não está conseguindo cumprir com suas obrigações básicas, em função da queda do Fundo de Participação dos Municípios, o prefeito Gil enfrenta este cenário de crise promovendo novas ações. É um exemplo claro de que, quando há planejamento, é possível se continuar trabalhando mesmo diante das adversidades”, disse o parlamentar.

O São José de Ribamar em Ação engloba vários programas nas áreas de mobilidade urbana, educação, saúde, tecnologia digital, combate as drogas e moradia destinada ao cidadão de áreas rurais.

No setor da moradia, será desenvolvido, em parceria com o Governo Federal, programa de habitação que beneficiará agricultores familiares da cidade com a construção de 500 casas nos polos Cidade Nova/Itapari; Bom Jardim; São Paulo; Monte Alegre; Piçarreira; São Bráz Macado, Andiroba e Guarapiranga.

A área da tecnologia digital abrangerá diversas frentes de trabalho que irão propiciar, por exemplo, a implantação de pontos de Internet gratuita; instalação de sistema de monitoramento de câmeras em pontos estragégicos visando contribuir com o Estado no setor da segurança pública; oferecimento de novos serviços on line; comunicação integrada entre as Secretarias Municipais através de sistema moderno de fibra ótica; dentre outras.

No setor da mobilidade urbana, serão executadas ações de revitalizaçaõ da malha viária do município, incluindo recuperação e melhoramento de vias, além da pavimentação e urbanização de outras.

Na área da saúde figuram como principais ações: expansão da rede de Unidades Básicas de Saúde; realização permanente de palestras educativas na rede municipal de ensino sobre o combate a violência doméstica e necessidade de denunciar casos de agressões; implantação de um observatório municipal de trânsito; instalação de novos conjuntos semafóricos em todas as regiões da cidade; dentre outras.

No setor educacional, o trabalho estará pautado na expansão da rede de ensino (construção de novas escolas); melhoramento e modernização da estrutura física dos prédios já existentes na rede; ampliação do Programa Acesso Amigo, através do qual 25 escolas, até o momento, já receberam modernos laboratórios de informática; oferecimento de novos cursos de formação e capacitação para os professores da rede municipal de ensino.

Um programa de combate e de prevenção ao uso de drogas, principalmente junto aos jovens, será executado por meio de ações de conscientização da comunidade; cursos e palestras que irão formar multiplicadores das diretrizes do programa municipal de prevenção ao uso de drogas; criação de políticas de parcerias público privadas; implantação do Conselho Municipal de Políticas Contra as Drogas e dos Comitês Escolares de Políticas Sobre Drogas.



Comente esta reportagem