André Fufuca vai reunir bancada da Câmara e do Senado em defesa da Santa Casa de São Luís
Política

André Fufuca vai reunir bancada da Câmara e do Senado em defesa da Santa Casa de São Luís

Com dívidas R$ 900 mil e poucos recursos, unidade corre risco de fechar as postas

O deputado federal André Fufuca (PEN) deve se reunir com a bancada maranhense da Câmara dos Deputados e do Senado Federal nos próximos dias em busca de uma solução para a situação da Santa Casa de Misericórdia de São Luís. A unidade, que atende milhares de pessoas de todo o estado, possui uma dívida de R$ 900 mil e corre o risco de fechar as portas.

“Não podemos ficar de braços cruzados e ver uma instituição que já ajudou tanta gente simplesmente fechar as portas. Nós maranhenses temos a obrigação de evitar esse desastre”, disse.

A iniciativa de reunir as bancas surgiu após recentemente nota pública emitida pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), que alertou para a situação de calamidade que essas instituições de saúde em todo o país enfrentam por causa do repasse insuficiente de recursos, fato confirmado pelo provedor da Santa Ca­sa de Misericórdia de São Luís, o médico Abdon Murad. Segundo ele, a manutenção do hospital no modelo atual de repasses está insustentável. Os valores dos procedimentos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não têm reajuste há 13 anos.

Diante da situação, o deputado André Fufuca, que é médico, pretende, inicialmente, discutir com a bancada de deputados que irá lutar pela alocação de recursos adicionais no orçamento da Saúde para, em seguida, trabalhar junto aos senadores Roberto Rocha (PSB), Edison Lobão (PMDB) e João Alberto (PMDB), para dar mais celeridade ao Projeto de Lei (PL) de n.º 744/2015, do Senado Federal, que cria o Programa de Financiamento Preferencial às Instituições Filantrópicas e Sem Fins Lucrativos (Pró-Santas Casas).

“A situação é difícil e tanto a alocação dos recursos necessários para a solução dos problemas emergenciais quanto a aprovação da PL 744 se fazem urgentes. Vou conversar com os deputados e senadores da bancada maranhense para que possamos unir forças em prol da Santa Casa de São Luís”, afirmou Fufuca.



Comente esta reportagem