PSTU diz que governo Flávio Dino possui “semelhança com o grupo Sarney”
Política

PSTU diz que governo Flávio Dino possui “semelhança com o grupo Sarney”

Esta é a primeira manifestação oficial e pública do partido de esquerda

A direção do PSTU do Maranhão divulgou nota, nesta quinta-feira 18, em afirma que o governo Flávio Dino possui diversas semelhanças com a Oligarquia Sarney, regime que comandou o Estado por cerca de 50 anos — inclusive em conluio com o próprio PCdoB — e que foi derrotado em 2014 pelo próprio comunista.

No comunicado, feito por meio do perfil oficial da legenda no Facebook, o PSTU-MA inicia o novo posicionamento declarando que “o povo [maranhense] permanece com expectativas de concurso público, salários dignos e serviços públicos de qualidade e um Maranhão menos corrupto”, e que, “apesar da roupagem nova, o governo Flávio Dino, com um pouco mais de um ano de mandato, já deu demonstrações claras de que as mudanças tão radicais propostas não sairão do papel”.

Nota do PSTU sobre Conjuntura Maranhense.Maranhão 2016: Sarney saiu. Dino entrou.Em outubro de 2014 milhões de...

Publicado por Pstu Maranhão em Quarta, 17 de fevereiro de 2016

“Outra semelhança com o grupo Sarney é a utilização da polícia para reprimir manifestações populares, como aconteceu recentemente em uma manifestação por melhorias na estrada de acesso à comunidade Porto Grande com prisões e feridos por balas de borracha da PM, e desenvolver uma política de extermínio da juventude negra nas periferias maranhenses. Só em 2015, o índice de homicídios decorrentes de intervenção policial subiu 90,9%, corroborando com as denúncias feitas sobre o aumento da violência policial. Casos como do jovem negro Fagner de 19 anos que foi morto a tiros por um policial em uma reintegração de posse na região do Turu”, lembra ainda o PSTU maranhense.

Justificando que as “alianças eleitorais e pós-eleitorais [de Flávio Dino] já prenunciavam que [ele] não seria capaz de garantir um Maranhão de todos”, o partido alerta para o fato de que “compõem a base do governo Dino políticos oligarcas tradicionais como Humberto Coutinho, Sebastião Madeira, Roberto Rocha, Edivaldo Holanda, Waldir Maranhão”, entre outros.

Esta é a primeira manifestação oficial e pública do partido de esquerda sobre o governo Dino. Antes da nota, qualquer crítica ao governo se resumia a falas tímidas de um de seus principais nomes, o sindicalista Marcos Silva, em grupos de WhatsApp.

A íntegra da “Nota do PSTU sobre Conjuntura Maranhense” pode ser conferida ao lado ou na página do partido na rede social.



Comente esta reportagem