Waldir Maranhão convoca eleição para presidente da Câmara para dia 14
Política

Waldir Maranhão convoca eleição para presidente da Câmara para dia 14

Ação acontece em razão da renúncia do deputado Eduardo Cunha. Maranhão pode vir a se candidatar na eleição que definirá o substituto do peemedebista

O presidente interino da Câmara dos deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), convocou sessão extraordinária, para a próxima quinta-feira 14, às 16 horas, para eleger o novo presidente da Casa. A ação acontece em razão da renúncia do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nesta quinta-feira 7. Ele estava afastado do mandato e da presidência da Câmara por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal). A informação é da Agência Câmara de Notícias.

Pelo Regimento Interno da Casa, Maranhão — que continuará ocupando o cargo de 1º vice-presidente da Mesa mesmo após a votação — tem até cinco sessões em plenário para realizar uma nova eleição. As candidaturas devem ser apresentadas até às 12 horas do dia da eleição, que será secreta e ocorrerá por meio do sistema eletrônico.

Para que haja quórum para o pleito, a maioria dos deputados deve estar presente à sessão, isto é, o total de 257 dos 513 parlamentares.

Caso obtenha a maioria absoluta dos votos, o novo presidente será eleito em primeiro turno, ou seja, se estiverem presentes 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 parlamentares. A posse do novo presidente ocorrerá de forma imediata, logo após a votação, e será publicada no Diário Oficial da Câmara dos Deputados.

Apesar da maioria dos parlamentares ter pressa em tirar Waldir Maranhão do cargo temporário e fazer a Câmara retomar suas atividades normais, o próprio presidente interino pode vir a se candidatar na eleição que definirá o substituto de Cunha. Ele já avisou a aliados que não pretende abrir mão da cadeira com tanta facilidade assim.

A gestão do próximo comandante do Legislativo vai até o dia 1º de fevereiro de 2017.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem