Sarney Filho confirma agenda em Brasília para viabilizar projeto dos “Diques da Baixada”
Política

Sarney Filho confirma agenda em Brasília para viabilizar projeto dos “Diques da Baixada”

Ministro do Meio Ambiente encaminhará algumas demandas para toda a região a partir do próximo mês

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, respondeu positivamente a solicitação do presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, Flávio Braga, para o Projeto Diques da Baixada.

A confirmação foi feita pelo próprio Braga na semana passada, durante evento no município de Bequimão. Segundo ele, a partir do mês de setembro, Sarney Filho encaminhará algumas demandas para toda a região, que se encontra agonizando.

“O ministro Sarney Filho marcou uma agenda com o Fórum da Baixada para o início de setembro para encaminhar algumas demandas não somente da nossa entidade, o Fórum da Baixada, mas toda uma região que está agonizando sem a devida atenção das autoridades públicas do no estado”, disse Flávio Braga.


Os Diques da Baixada Maranhense são obras de engenharia que, se um dia saírem do papel e de promessas eleitoreiras, permitirão a contenção de água doce nos campos naturais durante a estação chuvosa, retardando o seu escoamento para o mar sem alterar as cotas máximas naturais de inundação.

Além de servir ao consumo humano da população do entorno, essa água ampliará o período de pesca artesanal, matará a sede das criações animais, poderá ser usada em agricultura familiar irrigada, pastagens irrigadas para pecuária leiteira, circulação de canoas, e ainda abrir a possibilidade do uso do dique para tráfego leve, como bicicleta, motocicletas e carroças.



Comente esta reportagem