Wellington cobra de Flávio Dino fornecimento de medicamentos contra câncer e diabetes
Política

Wellington cobra de Flávio Dino fornecimento de medicamentos contra câncer e diabetes

Atraso vem ocorrendo no Centro de Medicina Especializada e do Hospital Tarquínio Lopes Filho

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) cobrou do governador Flávio Dino (PCdoB) que volte a fornecer medicamentos específicos para o tratamento de pessoas contra câncer e diabetes. A cobrança foi feita durante a sessão dessa terça-feira 2, na volta dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

De acordo com o parlamentar, familiares de pacientes o procuraram para denunciar que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deixou de fornecer os medicamentos Folfox, destinado ao tratamento do câncer, e insulinas do tipo lantus, indicadas para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2. Os pacientes afetados são do Centro de Medicina Especializada (CEMESP), no Bairro de Fátima, e do Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho, na Madre Deus.

“Encaminhamos expediente ao governador Flávio Dino e ao secretário de Carlos Lula, solicitando que voltem a fornecer insulinas do tipo lantus, faltantes no Centro de Medicina Especializada, e também a disponibilização do medicamento Folfox, destinado ao tratamento do câncer, mas que está faltando no Hospital Tarquínio Lopes Filho. Para quem não necessita, talvez seja irrelevante a disponibilização ou não de medicamentos. No entanto, para quem precisa é essencial. Sabemos que a saúde nessas unidades é dever do Governo do Estado e é por isso que estamos aqui cobrando a efetividade desse direito”, disparou Wellington.

O Folfox é uma combinação de três produtos químicos - ácido folínico, fluorouracil e oxaliplatina – e são indicados em tratamento de quimioterapia para o câncer de intestino. As insulinas do tipo lantus são indicadas para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos e também é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 em adultos e em crianças com 2 anos de idade ou mais que necessitam de insulina basal para o controle da hiperglicemia.

O deputado revelou ainda que a denúncia tem a confirmação da Associação Maranhense do Diabetes, e vem ocorrendo há vários meses. Wellington lembrou que esta não é a primeira vez que ele cobra do governador do Maranhão e do titular da SES a reposição de medicamentos. Segundo o parlamentar, cerca de 14 mil pessoas realizam trabalhamento no CEMESP e necessitam do medicamento.

“Cerca de 14 mil pessoas realizam o tratamento mensal de diabetes, de hipertensão no Centro de Medicina Especializada. De acordo com os dados da Associação Maranhense do Diabetes, o problema [de falta de medicamentos] ocorre há vários meses. Nós já havíamos solicitado ao governo em oportunidades anteriores, principalmente a atenção às pessoas com câncer e às pessoas que fazem o tratamento de diabetes e hipertensão. Hoje mais uma vez ocupamos a tribuna”, alertou.



Comente esta reportagem