A verdade sobre a fama de bom homem de Edivaldo Holanda Júnior
Política

A verdade sobre a fama de bom homem de Edivaldo Holanda Júnior

Ações não tomadas pelo pedetista durante esses quase quatro anos de gestão desmancham o esteriótipo de menino bonzinho

Apesar de alguns de seus adversários, por fina gentileza, alimentarem a ideia de que o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), é um bom homem, e que a única coisa que pode ser má nele é a forma como conduz a prefeitura da capital, um olhar mais atento, justamente a esses quase quatro anos de mandato do pedetista, mostra que a verdade não é bem essa.

Vejamos:

Um bom homem não fingiria que acabou com as filas na Central de Marcação de Consultas (Cemarc), no bairro da Alemanha, enquanto milhares de pessoas ainda madrugam na fila para pegar uma senha, depois madrugam novamente para conseguirem ser atendidas por um clínico geral, depois madrugam novamente para marcar um exame, e depois madrugam novamente para conseguir pegar uma nova senha de novo para, finalmente, após uma outra madrugada em filas, conseguirem ser atendidas por um especialista.

Um bom homem não diria que acabou com o engarrafamento no trânsito e melhorou o sistema de transporte coletivo, mesmo sabendo que o caos ainda continua nas ruas e avenidas da cidade, mesmo sabendo que a população paga caro, altíssimo, para chegar em casa ou ao trabalho após se espremer em ônibus super lotados e a maioria ainda velhos.

Um bom homem não aparecia no horário eleitoral gratuito mentindo que cumpriu todas as promessas que fez em 2012, mesmo sabendo que não construiu o Hospital Dr. Jackson Lago; que não construiu os elevados nos retornos da Forquilha e do Calhau; que não construiu a maternidade na Cidade Operária; que não construiu as 25 creches-escolas de tempo integral; que não construiu nenhuma UPA; que não deu atenção para a Zona Rural e para os bairros mais pobres; que não colocou GPS nos ônibus; não implantou os BRTs; não implantou as ciclovias; não implantou a Companhia de Engenharia de Tráfego e nem os corredores exclusivos para ônibus, dentre tantas outras promessas não cumpridas, mesmo tendo dinheiro em caixa, como os quase R$ 55 milhões gastos em publicidade e propaganda.

Um bom homem não se apropriaria, na maior cara dura, de obras de outros como se fossem suas, como os apartamentos construídos e entregues pelo programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida; ou as obras da ponte Pai Inácio, o Hospital da Criança, e a praça da Lagoa da Jansen e as ruas asfaltadas todas pelo governo estadual, e não com o dinheiro da prefeitura de São Luís.

Um bom homem, ainda mais se fosse mesmo evangélico, não envergonharia seus irmãos na fé, ao fingir que tudo está bem; ao fingir que trabalhou em prol da população; ao fingir que a educação, a saúde e a segurança pública de São Luís estão boas; ao fingir que os bairros mais pobres da cidade estão asfaltados; ao não agir com Justiça e se esquivar de abrir qualquer processo administrativo contra aqueles que desviaram dinheiro público em seu governo. Um bom homem não venderia como feitos seus coisas feitas somente após aperto do Ministério Público do Maranhão e da Justiça, como o caso da licitação do transporte público e do Aterro da Ribeira.

Edivaldo Holanda Júnior não é um bom homem.

Pior ainda. Ele não é um bom pai, não um bom marido e nem mesmo um bom filho.

Um bom pai, pensando em sua própria filha, não deixaria as crianças da rede pública de São Luís correrem o risco de ter o teto da escola desabando sobre as suas cabeças; não paralisaria o programa Leite na Escola; não deixaria que essas crianças comessem café com farinha ou tomassem só o café preto na merenda escolar — ou mesmo nada; não deixaria essas mesmas crianças, por duas vezes, mais  de 100 dias fora da sala de aula por não pagar os salários de seus professores e cuidadores, ou se arriscando em canoas improvisadas para irem para a escola; não deixaria as unidades que abrigam essas crianças, mesmo não sendo filhos seus, mas pelo simples fato de ser pai, sem qualquer segurança.

Um bom esposo se envergonharia de utilizar o nome da esposa para se apropriar de um projeto que não nasceu na cabeça e nem no coração dela, mas na cabeça e no coração da diretoria de uma escola e que foi prontamente abraçado pelos pais dos alunos, mas usurpado quando tudo já estava pronto.

Um bom filho não deixaria de seguir os conselhos de seu próprio pai para passar a obedecer as ordens de um estranho, não permitiria que seu pai fosse humilhado por esse novo coronel maranhense. Um bom filho jamais desmentiria o próprio pai, ainda mais em público, envergonhando-o, para agradar o padrinho político.

Enfim, longe de ser um bom homem, um bom marido, um bom pai ou pelo menos um bom filho, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior está mais para um bom mentiroso, um bom enganador, um bom fingido, um bom ludibriador.

Ou você ainda acredita que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior é um bom homem?



Comentários 44

    1. Venilma Leles Santos

      Eu trabalho na Central do Estudante aqui na Getúlio Vargas em São Luis e posso afirmar pra vcs que Edivaldo Holanda é o pior prefeito que São Luís ja teve !!!Edivaldo Holanda Júnior se aliou com o governador Flávio Dino de merda pra deztruir São Luís. Temos muitos desempregados em São Luís do Maranhão e os dois governo não tem projetos pra solucionar o problema, vamos colocar esses dois incompetentes pra rua !!!!

    2. Venilma Leles Santos

      Edivaldo Holanda Júnior já era pra está fora da prefeitura há muito tempo. São Luís está abandonada, temos ruas com o mesmo nome , ruas sem sinalizações. Uma merda. Eu trabalho na Central Estudantil, e figo fora Edivaldo Holanda.

  1. Pedro

    Aponte um inquerito ou processo que Edivaldo responde em mais de 10 anos de vida política?! Ele é uma regra a exceção, não é que nem a maioria dos políticos, por isso incomoda tanto.

    1. Paulo

      No mínimo você deve ser um dos "babacas" da corja de Edivaldinho. Favorecido de alguma forma e tendo que sair em defesa para não perder o emprego, onde, foi colocado pela "janela".

    2. Ramirez Pirez

      Eliziane Gama tem 10 anos de parlamentar e não tem nenhum processo contra ela, mas Edivaldo tem várias ações do Ministério Público contra a sua gestão pífia e corrupta.

      Corrupto não é só oq rouba, mas oq está vendo é permite roubar.

      Me dá uma justificativa para a folha de pagamento da SMTT fraudada, vigilante ganhando 17mil reais.

    3. Venilma Leles Santos

      Edivaldo Holanda tem Flávio Dino do seu lado pra protefer ele de processos e inqueritos!!! É uma quadrilha!!! São Luís está abandonada . Possível esquema de corrupção continua no TRE, é contra Edivaldo Holanda Júnior

    4. Venilma Leles Santos

      HomeEleições

      Quem bancou a campanha de Edivaldo Holanda em São Luís
      Veja quem doou para a campanha do prefeito eleito da capital maranhense, de acordo com a prestação de contas apresentada por ele à Justiça eleitoral. Em vermelho, as doações ocultas. Pesquise

  2. Antonio Nicolau

    Gostei da explanação.Realmente o atual prefeito de São Luis não é um bom homem.Já era tampo de alguém tomar coragem para tirar essa máscara do Edivaldo Holanda.
    Parabéns ao Blogue.

  3. Maria de Jesus

    Não acredito nele,pois não é um bom prefeito não merece nosso voto vamos acordar enquanto tem tempo vamos dá nossa resposta pra ele nas urnas

  4. Leo Santos/ GAZETAdoBRASIL

    Parabéns,colegas!
    Se nós fizessemos,ativamente como vocês, a política maranhense,teríamos postado esse texto ou algo muito próximo.Porque está selado com a Marca da Verdade.
    Saudações!

  5. Gianne

    Esqueceu de citar as creches comunitárias e abrigos q foram obrigados a fechar as portas pq ele cortou a ajuda q as mesmas tinham da prefeitura! A ex de uma na Radional!

      1. Gi Santos

        Educação a nota e 0 nem se quer deu oportunidade p pais comprarem fardamento escolar e foi doar há exatos 20 dias o fardamento após 3 anos e 8 meses de mandato. NAO VOTO

  6. maria

    Falar em explosão, "explodida" ficou eu ao assistir a propaganda
    dele acerca dos seus feitos nas escolas, queria saber quantas escolas ele construiu e em que local, o transporte escolar ou a falta do mesmo já foi notícia até na tv Globo, quanto a promessa de ar condicionado ninguém que trabalha nas escolas acredita nisso, já que em muitas nem o básico tem, portanto se ele queria passar um recibo de povo otário ao de São Luís até conseguiu porque alguns insistem em ver prodígios onde só há infortúnios.

  7. zeca

    Eu não voto em Edivaldo porque ele, por ser evangélico, patrocinou muitos shows gospel a preço de ouro, trouxe o famigerado Marco Feliciano duas vezes no mês de julho do ano passado tudo por conta do povo ludovicense, obrigando quem não é da religião dele a pagar essa conta. Em contrapartida, não valorizou a nossa cultura que é importante, não a religião dele. O carnaval foi vilipendiado e não teve incentivo, o tambor de crioula foi tratado como coisa do diabo e bumba meu boi foi tratado de forma humilhante. Tirou a sereia da praça da Sé e não repôs. Não voto em eevangélico por isso. Eles querem obrigar a população a patrocinar a crença deles.

  8. Wellington Sahrk de A. pinheiro

    Suas peripécias políticas estão estampadas no jornalismo em geral, por tanto, jamais esse "bom homem" ludibriará a minha pessoa, fico indignado quando observo em suas propagandas eleitorais o mesmo abraçando e beijando crianças, adolescentes e idosos com tamanha falsidade, vale lembrar que trata-se de um marketing para enganar seus eleitores, triste, muito triste! No período de um ano esse determinado prefeito tentou mostrar que está trabalhando, trabalhando, trabalhando e os anos anteriores não houve um trabalho intenso, não haveria interesse porquê não era ano eleitoral, como ele adora enganar seus próprios eleitores tentando passar uma impressão de "bom homem" acredito que acordou um pouco tarde, caso haja um segundo turno nessas eleições ele perderá seus seu mandato de prefeito por ser desonesto com os ludovicenses.

  9. Raimunda Pereira de oliveira

    Esse é o mais mentiroso ainda tem otário q defende esse mentiro melou algumas ruas da cidade operária. Mandou retirar o asfalto da rua 201 no mesmo bairro.deixando no abandono poeira agora na hora q chuvisco entra lama nas casas. Tá com um ano fingindo q tá fazendo uma maternidade só mentira.tá só o terreno. Botou um monte de placas do mais asfalto ficou só na placa agora tiram a placa os materiais de construção q tava no terreno q era pra dar maternidade foi levado pro hospital da criança. Só tentando driblar o povo .. quem não fez no primeiro vai fazer no segundo nunca. ....

  10. Fabricio

    Edivaldo não possui condições algumas de acabar com os problemas de são lusi da noite pro dia né! As antigas gestões deixaram muita coisa atoa largada aqui e ele que ja realizou a maioria dos projetos que haviam para são luis. Ele pode não ter melhorado tudo ainda, porém muito mais que os outros garanto que ele ja fez. E vai fazer muito mais ainda assim que for reeleito novamente prefeito por mai sum mandato.

    1. Paulo

      Todos os candidatos a qualquer cargo público sabe o risco que está correndo em assumir uma gestão. Nada de chororô !!!
      - VLT, não deu continuidade ao projeto e estava em suas propostas de governo para os 04 anos de mandato;
      - Hospital Dr. Jackson Lago, estava em suas propostas de governo para os 04 anos de mandato;
      - Escolas e Creches em tempo integral, estava em suas propostas de governo para os 04 anos de mandato;
      - Elevado da Forquilha/Cohab, estava em suas propostas de governo para os 04 anos de mandato;

      NÃO FEZ NADA QUE PROMETEU.

      Ou trocar 40 mil lâmpadas faz parte de um programa de governo ?

      Sem contar que a EDECONSIL foi duramente criticada pelo seu maior cabo eleitoral (Flavio Dino) em tempo de governantes passado. E hoje realiza o programa MAIS ASFALTO ou pintura de chão com a mesma empresa citada e inclusive na lava-jato.

      O que dizer ou enganar seu POVO ? Isso é considerado propostas de governo ? Ou faz parte do puxadinho do Palácio do Leões ? O POVO não é mais besta.

  11. Leonardo

    Tudo, mas praticamente tudo que você disse, já foi mais do que esclarecido pelo Prefeito, não sei prq insistem nesses assuntos... É falta de motivos para criticar o prefeito? Ou sua honestidade incomoda tanto a vocês?

  12. Paulo

    Que absurdo esse texto aí. Edivaldo nao mentiu sobre nada disso. Nunca bi ele vir a publico desta maneira. Pelo contrario, o vejo um administrador muito sensato, sabendo das suas responsabilidades, cumprindo com varias metas estipuladas para o seu governo e consciente das dificuldades que deve enfrentar. Por isso meu voto é dele!

  13. Paulo

    Retirou as passagens dos funcionários alegando bilhete único. Para quem trabalha em escolas de difícil acesso, sabe do que estou me referindo.

  14. Eudes

    Edivaldo Holanda não deve ser reeleito!!!! Não cumpriu com suas promessas.Meu filho perdeu o ano letivo.Voltou às aulas somente agora em setembro.Primeiro foi greve dos p; depois reforma interminável.Enfim,meu filho saiu prejudicado e a sociedade é quem perde.
    Outra lorota contada por Edvaldo foi a reforma dos terminais( só passaram tinta).

  15. Aline

    Por que tanto ódio por uma pessoa?
    Por que não lembrou de cobrar durante os quatro anos por algum erro? Por que Somente agora no cenário político tudo isso doe?
    O que me leva a crer, é que estás a defender um determinado político que tem interesse em ser prefeito é poder tomar posse de mais terrenos alheios como o do FEPA para fazer casa de veraneio ou até mesmo dispensar seus próprios débitos de impostos.
    Sinceramente .

  16. Franthesco Portela

    Edivaldo Holanda é um ladrão, quem vota nesse cara concerteza é evangélico e não anda de ônibus. Aumentou a passagem de ônibus 3 vezes em 4 anos e o transporte público continua sucateado. Esse vagabundo colocou um asfalto ridículo em algumas ruas, e já está saindo. Não acredito que ainda existem BABACAS que defendem esse larápio. Concerteza são da mesma corja dele.

  17. CARLOS EDUARDO

    DESFAZENDO UM ARTIGO PARCIAL

    VAMOS POR PARAGRAFO DO TEXTO
    No primeiro ele fala sobre a má forma que ele diz como o prefeito conduz a cidade.
    Edvaldo tem conduzido São Luís a duras penas em meio a vários problemas, não apenas herdados de gestões passadas, mas também pelos problemas do tempos atuais em meio crise. Mas isso o blogueiro não relata, pois não é de seu feitio isso, tendo em vista que sua maior qualidade é defender aquele que o comprou.
    Do segundo parágrafo
    Edvaldo não finge que acabou com as filas da Cemarc, o que este fez foi descentralizar a mesma. O problema da Cemarc, é o numero de vagas ofertadas pelo, já que o aumento destas passa por este, tanto em consultas quanto exame. Mas isso ele não se da o trabalho de pesquisar Mente quanto a marcar com clínico geral, este specialista este encontrado em todo a ubs, já outros depende das vagas ofertadas pelo SUS (já foi pedido aumento da mesma, mas ainda não atendido pelo MS). Mas tão bom também é Wellington nesse ponto que não propôs resolver o problema, mas dividir o problema por meio do tele marcação (podendo ainda piorar o que já existe), que piada deste outro bom moço.
    Do terceiro parágrafo
    Edvaldo nunca disse que acabou com os engarrafamentos, mas sim que fez 15 importantes intervenções no trânsito, que diminuíram os acidentes e praticamente reduziram os congestionamentos em seus entornos. Renovou quase 40% da frota. Ou seja, foram inseridos 371 novos ônibus no sistema antes mesmo da licitação. Atualmente, a tarifa média em São Luís é de R$ 2,90, uma das mais baratas entre as capitais do Nordeste, que possuem uma média de preço de R$ 3,02. Implantou o bilhete único, e fez valer a licitação de transporte, que sempre ia e vinha da câmara dos vereadores, fato este que originou a intervenção do MP. Não por culpa da prefeitura, mas pelos desacordo dos vereadores entre se quanto a licitação. Será lançado dentro em breve um aplicativo pra acompanhar as rotas de ônibus, tão logo o sistema continue avançando. Vale ressalta que seu candidato Yuri nada propôs como parlamentar nesse sentido, alias ele apenas agiu com oportunismos quanto a esse assunto. Quem não lembra do bom moço indo a Br 135 apenas depois que vários acidentes com mortes aconteceram, era sabedor do problema mas nunca foi La. Mas depois da pressão da mídia... Esse sim é que não é bom moço.
    Do quarto parágrafo
    Edvaldo nunca disse que cumpriu todas as suas promessas em horário eleitoral, como o hospital, o elevado da forquilha e a maternidade, e as creches , pois este sabe que tais grandes obras denotam recursos volumosos, que tem como sua origem o governo federal, que ainda em 2014 fez cortes em muitas verbas e assentou se ainda mas em 2015 e 2016 com o agravamento da crise. Repasses caíram e arrecadação também. Muitas das coisas citadas por você neste parágrafo, carecem desses recursos. Mas você pra conveniência de quem lhe favorece, não explana a verdade. Pelo contrario distorce ao bel prazer. Fala do valor da pasta de publicidade e propaganda, mas não esclarece que este é o somatório de todos os anos, e dá a atender que é o valor de apenas um ano. Hora que hipocrisia.
    Do quinto parágrafo
    Edvaldo nunca se apropriou das obras de ninguém, pois sabe que estas tem o governo estadual como sua principal financiadora de mais da metade, e que as mesmas ocorrem devido a parceira da prefeitura com este para liberação dos recursos pra tais. Seu candidato poderia ajudar com emendas nesse ponto, mas por conveniência não o fez.
    Do sexto parágrafo
    Edvaldo não finge que está tudo bem na saúde, na educação, na segurança e no trânsito, pois ele sabe que o que foi feito, ainda é pouco frente ao muito que se precisa fazer, pra dar um jeito em anos de descaso. Não se esquiva na questão da justiça quanto aos que desviaram dinheiro, pois estes encontran-se na mira da justiça e cabe a ela o ônus do investigação e julgamento. Do caso MP da licitação de transporte esta escrito à cima na resposta ao seu terceiro parágrafo
    Edvaldo Holanda é sim um bom homem frente a você e a quem defendes.
    Do sétimo paragrafo
    Falas da educação, Edvaldo sabe dos problemas que ainda existem, mas mesmo assim tem avançado na questão dentro do que pode fazer. Vamos La?
    Educação, esta superando desafios históricos e avançando, dia após dia. Vou começar pela área rural, onde recuperou o sistema de transporte escolar – que atende cerca de 15 mil alunos por dia. Tomou medidas que deram resultado, como dar mais suporte à superintendência escolar. Na zona urbana, construímos a U.E.B Piancó (região do Itaqui-Bacanga) e a U.E.B Professora Laura Rosa (Vila Apaco). Já na zona rural, entregamos a U.E.B Silvia Stella Fonseca Furtado (Maracujá). Outras quatro unidades de educação estão em fase de construção – nos bairros Chácara Brasil, Vila Conceição, Residencial Morada do Sol e Residencial Ribeira – e vão atender mais de mil estudantes. Estamos construindo creches na Cidade Operária, Chácara Brasil, São Raimundo, Vila Sarney, Alexandra Tavares. E as outras estão dependendo de verba federal para saírem do papel. E as negociações já foram retomadas pra tal.
    Esta desenvolvendo também, um grande programa de recuperação das escolas, de melhoria de sua estrutura física. Já recuperou escolas como a Pedro Bertol, no Jaracaty, e a Elisabeth Fecury, na Vila Isabel. Enquanto isso, unidades como a Alberto Pinheiro (Centro) seguem com obras em fase avançada, tendo como prioridade reabrir escolas que estejam fechadas.
    Mas ainda existem muitas outras necessitando de reformas, muitas outras a serem construídas e isso ele sabe. Não se esconde disso.
    Investiu no diálogo e na negociação com a categoria de professores. Atendemos todas as reivindicações de forma realista, respeitando as finanças públicas.
    Para se ter uma ideia, um professor de nível superior, que trabalha quarenta horas semanais, ganha em São Luís, em média, mais que um professor da rede municipal de algumas cidades de São Paulo, que é um estado notoriamente mais rico.
    Na gestão dele os professores tiveram quase 40% de aumento nos seus vencimentos, além de 1/3 de hora-atividade, que é o direito a utilizar 30% de sua carga horária para atividades extraclasse. Foram concedidas 400 aposentadorias e mais de 8 mil direitos estatutários, que passaram a fazer a diferença na vida de milhares de professores da rede. Este é o maior programa de valorização do magistério, baseado na concessão de direitos e gratificações.
    Se concedeu o que se podia dar no momento dentro da capacidade de pagamento do município.
    Qual a proposta que seu candidato Wellington ajudou no parlamento estadual pra ajudar nessa questão? NENHUMA
    Do oitavo paragrafo
    Edvaldo não se apropriou do projeto da diretora, colocou este em pratica viabilizando o mesmo. A verdade é bem profunda do que aquilo que descreveu.
    Do nono paragrafo.
    Edvaldo é tão bom filho que houve a seu pai sim, e jamais permitira que este viesse a sofre afrontas como bem falou, Mas você toma como questão a visão política em detrimento da visão paterna. Dois campo bem diferentes.
    Edvaldo ésim um bom homem, sabe que o pouco que fez foi dentro do que encontrou e é dentro de como se pode fazer. Diferente do seu mal candidato, que promete mundos e fundos sem ter como fazer em meio a crise que se vive.

  18. Daniel Rodrigues

    Quem é vc mesmo Yuri Almeida???
    Você deve ser apoiador dos Sarney ou queria alguma vantagem no governo do Holandinha e não teve, agora ta ai falando do cara.
    Sera quem você ta apoiando vai te dar alguma oportunidade ou alguma vantagem, pra depois você falar mal tambem

  19. Avelar

    Esse prefeito é igual a um tanto desses que querem se eleger.Mentiroso, dissimulado, enganador, etc. São todos bandidos. Em São Luis não temos opção. Voto nulo.

  20. Kleiton Linneker

    Dever ter sido fácil este mandato, após passar por uma das piores crises brasileiras e assmir a prefeitura com um rombo de 500 milhões deixado por Castelo.
    Se vocês não sabem, 500 milhões equivale a arrecadação de impostos durante 1 ano pela prefeitura !!
    Somente a alguns meses atrás ele conseguiu pagar o débito do fardamento escolar deixado pela gestão passada !!
    Atualmente, a maioia dos ônibus de São Luís são novos e de boa qualidade, ando de ônibus todo dia (da Janaína até a UFMA), e não tenho onque reclamar do transporte coletivo. E as intervenções o trânsito foram muito bem feitos. Conseguiram acabar com o histórico engarrafamento da barragem do bacanga !!
    A gestão dele não foi perfeita, mas foi muito melhor do que essa farsa que o blog divulgou nessa matéria. É muito fácil falar apenas dos pontos negativos. Façam uma matéria falando sobre as oras feitas durante a gestão atual, e assim, venham conversar sobre política com quem entende !!

    Abraços a todos !!

      1. Kleiton Linneker

        Nãose faça de desentendido.
        Faça uma matéria mostrando as intervenções no trânsito e as melhorias por elas vindas.
        Sobre os ônibus novos que forem entegues durante a gestão.
        Sobre a licitação dos transporte coletivo.
        Sobre a divida por ele paga deixada pela gestão passada.
        Sobre a parceria com o governo do estado e o progama mais asfalto.
        Sobre o financiamento do sitema BRT que foi aprovado pela Caixa Econômica.
        Sobre o fim das atividadea no Lixão da Ribeira.
        Mostre as escolas que foram construidas e os veiculos de tranporte escolar que até na Zona Urbana atuam.

        Vamos lá, mostre que este blog é parcial !!

  21. Pingback: Atual7

  22. Marcelo Feques

    Falar dos outros é facil.O discirso de salvador da Pátria paira sobte todos.Mesmo o governo de Edvaldo não sendo o que todos nós esperávamos passou longe da mediocridade.Tomara que seja reeleito e faça um segundo mandato digno de nossa São Luís!

  23. Pingback: Atual7

  24. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem