Operação combate compra de votos e violência no interior do Maranhão
Política

Operação combate compra de votos e violência no interior do Maranhão

A ação é realizada pela SSP em parceria com o TRE-MA, Tribunal de Justiça do Maranhão e Ministério Público estadual

Gestores da Secretária de Estado de Segurança Pública (SSP) estão dando prosseguimento à 'Operação Eleições 2016' em municípios do interior do Maranhão. A proposta é planejar o reforço do policiamento em regiões com histórico em crimes eleitorais, agiotagem e coação, com o objetivo de prevenir esses crimes. A ação é realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, Tribunal de Justiça do Maranhão e Ministério Público.

Depois de Coroatá, na quarta-feira 21, a operação, coordenada pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, foi realizada, na quinta 22 e sexta-feira 23, nos municípios de Presidente Dutra, São Domingos do Maranhão, Governador Eugenio Barros e Senador Alexandre Costa.

Os gestores da SSP estão realizando reuniões de trabalho para distribuir delegados, investigadores e peritos criminais, com o objetivo de combater ações criminosas antes as eleições e durante o pleito eleitoral. Entre os participantes da operação, o secretário adjunto da SSP, Saulo de Tarso; o delegado Geral Lawrence Mello; o comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Frederico Pereira; o superintendente de Policiamento do Interior, Dicival Gonçalves; e o superintendente da Polícia Técnica Científica (SPTC), Miguel Alves.

Em Coroatá, entre os focos em pauta, a difusão de um trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar. O secretário Jefferson Portela informou que uma força tarefa permanece no município para garantir mais segurança. Eles também se reuniram com a juíza Josane Araujo F. Braga; o juiz Francisco Ferreira de Lima e o promotor de Justiça Samarone Carvalho, quando asseguraram às autoridades, tranquilidade para o pleito do processo eleitoral de 2016. Foram ainda repassadas diretrizes no sentido da segurança e do quantitativo a ser usado durante o processo eleitoral no município.

O juiz Francisco Ferreira de Lima salientou que "esta ação das forças da segurança é inédita no município de Coroatá". A juíza Josane Araujo Braga ressaltou que "a cidade já respira as eleições e que a ajuda dos profissionais da segurança são muito bem vindas para que o processo eleitoral possa ser realizado", finalizou.

Presente o secretário adjunto de Segurança Pública, Saulo de Tarso informou que "em Coroatá, a partir de hoje, estarão presentes na cidade, dois delegados de polícia da Superintendência de Combate à Corrupção (Seccor), peritos criminais, policiais civis e militares para o combate à corrupção no processo eleitoral no município", disse. O comandante da Polícia Militar, coronel Frederico Pereira garantiu que "a presença destas equipes das polícias militar e civil, aqui no município serão no sentido de combater fraudes e corrupção. Irá chegar um contingente ainda maior de policiais militares e civis para integrarem as forças da segurança. Eles chegarão antes do período das eleições, para garantir um processo eleitoral seguro em Coroatá", ratificou.

O delegado-geral de Polícia Civil, Lawrence Melo disse que "foi disponibilizado para permanecer até as eleições, uma equipe envolvendo delegados, peritos criminais, policiais civis, policiais militares e demais profissionais da segurança pública, no sentido de combaterem a corrupção no processo eleitoral".

Mais 1.550 novos policiais

A cúpula da segurança pública visitou ainda os municípios de Presidente Dutra, São Domingos do Maranhão, Governador Eugenio Barros e Senador Alexandre Costa. Na manhã de sexta-feira 23, por volta das 10 horas visitaram o município de Governador Eugenio Barros, onde a comitiva visitou a Delegacia Regional, e o Batalhão da Polícia Militar. Na ocasião Jefferson Portela disse que os maranhenses estarão recebendo aproximadamente 1.550 novos policiais para as forças da segurança. "O governador Flávio Dino já autorizou para o primeiro semestre de 2017, mais 1.000 policiais em concurso público".

O secretário de segurança visitou ainda o Fórum do município de Governador Eugenio Barros e a Promotoria de Justiça. O Promotor Francisco Hélio Porto Carvalho recebeu o secretário e reiterou o apoio para a tranquilidade das eleições. Finalizando as visitas aos municípios, a cúpula da segurança esteve na delegacia do município de Senador Alexandre Costa e São Domingos do Maranhão, onde foram repassadas as mesmas diretrizes e o apoio importante no sentido de ajudar os policiais para garantir a segurança para as eleições de 2016.



Comente esta reportagem