O governador em exercício do Maranhão, Humberto Coutinho (PDT), aproveitará os três dias de glória no comando do Palácio dos Leões para cometer arroubos, cafonices e politicagem. Ele assumiu o comando do Palácio dos Leões na manhã desta quinta-feira 3, enquanto o governador Flávio Dino (PCdoB) e o vice-governador Carlos Brandão descansam fora do país em férias pós-eleição.
Investigado em processo sigiloso pela Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), Coutinho tem como primeira agenda um almoço pomposo no Salão Verde do Palácio. O evento contará com a presença de quase todos os 42 deputados estaduais maranhenses, sob o argumento do sonhado estreitamento entre o Executivo e o Legislativo. Na prática, porém, a ação não tem efetividade alguma, já que Dino reassume o governo no próximo domingo 6, e o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry Barroso, permanecerá na cola do pedetista durante a interinidade.
Na sexta-feira 4, o governador interino usará o helicóptero do GTA (Grupamento Tático Aéreo) para fazer política a sua terra natal, Caxias, onde chefia um feudo familiar e será recebido com festa.
Para criar um evento que pudesse justificar o gasto desnecessário de dinheiro, foi colocado na agenda oficial que Coutinho irá inaugurar dois poços e uma quadra poliesportiva. O evento contato com a presença de seu sobrinho e ainda prefeito do município, Léo Coutinho (PSB), vereadores aliados e lideranças políticas lotadas como funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa.
Ainda nos seus dias de glória, no sábado 5, Humberto Coutinho segue de Caxias para Tuntum. Ele será acompanhado pelo prefeito reeleito da cidade, Cleomar Tema (PSB). A agenda: visita à uma ponte, uma escola e uma praça. No mesmo dia, Coutinho segue para o município de São Domingos, onde será ciceroneado pelo prefeito Kleber Andrade, o Tratorzão (PP), durante a inauguração de uma agroindústria.
Deixe um comentário