Roberta Barreto some de Axixá e processo de transição fica emperrado
Política

Roberta Barreto some de Axixá e processo de transição fica emperrado

Derrotada nas urnas, prefeita não é encontrada na cidade desde o início da semana

Enquanto na maioria dos municípios maranhenses a transição entre a atual e a futura administração acontece pacificamente, na cidade de Axixá, localizada a cerca de 100 quilômetros de São Luís, o processo está todo emperrado.

Desde o início da semana, a ainda prefeita do município, Roberta Barreto (PMDB), desapareceu da cidade, deixando de cumprir uma liminar que determina a entrega imediata de um relatório atualizado da situação administrativa municipal para a prefeita eleita, Sônia Campos (PDT).

A decisão foi tomada pelo juiz Karlos Alberto Ribeiro Mota, da Comarca de Icatu, no último dia 14, após a peemedebista negar à Sônia Campos acesso à documentação referente às dívidas e às transferências a serem recebidas da União e do Estado pela prefeitura de Axixá, conforme preza qualquer transição de forma amigável e republicana.

Ao ATUAL7, a pedetista disse que Roberta estaria dificultando o processo de transição, e que por isso foi necessário a intervenção da Justiça. “Nós tentamos um contato, mas ela não aceita. Mesmo agora com a ação da Justiça, ela continua não cumprindo o que determina a lei. Será que tem coisa a esconder?”, questiona Sônia Campos.

O relatório negado pela prefeita – que concorreu à reeleição, mas acabou derrotada nas urnas por apenas sete votos e por isso não estaria aceitando a transição – deve conter, dentre outras informações, detalhes sobre as dívidas do município, organizado por credor, com as datas dos respectivos vencimentos, além da relação dos servidores municipais efetivos e comissionados com a respectiva lotação e remuneração e a situação dos contratos com empresas concessionárias de serviços públicos, detalhando o que foi realizado e pago, e o que há para realizar e pagar referente a estes.

Embora Roberta Barreto venha se negando a entregar a documentação, a reportagem apurou que a prefeita eleita de Axixá deve encontrar um caos administrativo na cidade. Recentemente, por exemplo, os conselheiros tutelares do município foram despejados por atraso no pagamento do aluguel do imóvel.



Comente esta reportagem