Gastão Vieira recebe prêmio da CGU por boas práticas na gestão pública
Política

Gastão Vieira recebe prêmio da CGU por boas práticas na gestão pública

Software de fiscalização do Fies gerou economia de mais de R$ 65 milhões. Ele foi premiado na categoria Fortalecimento dos Controles Internos

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gastão Vieira, recebeu da Controladoria Geral da União, nessa sexta-feira 9, Dia Internacional contra a Corrupção, o prêmio de melhor iniciativa na categoria Fortalecimento dos Controles Internos, do 4º Concurso de Boas Práticas da CGU.

A iniciativa premiada foi o software de código aberto Fiscaliza Fatura (FisFa), responsável pelo aperfeiçoamento da fiscalização de faturas dos agentes financeiros do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios, o software gerou uma economia de mais de R$ 65 milhões em um ano.

Na cerimônia de entrega do prêmio, em Brasília, Vieira destacou a importância da criação de ferramentas de controle para evitar o desperdício de recursos públicos. “Hoje o FNDE dá mais um passo para se tornar um exemplo, não só de transparência, mas em iniciativas no aperfeiçoamento de processos que garantam um serviço cada vez mais qualificado para toda a população brasileira. O recebimento do prêmio é o reconhecimento ao trabalho de uma equipe empenhada em criar ferramentas de controle para evitar o desperdício de dinheiro público. E isso, significa que estamos no caminho certo”, disse.

O concurso, realizado anualmente, contou com 43 inscritos, divididos em cinco categorias. As iniciativas foram avaliadas segundo critérios previamente estabelecidos, como criatividade e inovação, custo-benefício, impactos da iniciativa/contribuição para a efetividade, simplicidade e replicabilidade.



Comente esta reportagem