Governador assina contrato com Governo Federal e Caixa para requalificação nas avenidas dos Holandeses e Litorânea. Foto: Nael Reis/Secap

Governo vai gastar R$ 59 milhões para implantar BRT em área nobre

Executivo alega que escolha das localidades para o empreendimento garantirá a melhoria da trafegabilidade e mobilidade na região metropolitana

O governo Flávio Dino vai gastar mais de 59 milhões de reais para implantar o sistema de tráfego binário e transporte tipo BRT (Transporte Rápido por Ônibus) entre as avenidas Holandeses e Litorânea, consideradas áreas nobres de São Luís, capital do Maranhão. Diferente de vias da Cidade Operária e Itaqui Bacanga, as duas avenidas não possuem registro de grandes engarramentos e nem são utilizadas por uma multidão de usuários de ônibus. Para justificar a escolha da área nobre para o BRT, o governo alega que o empreendimento garantirá a melhoria da trafegabilidade e mobilidade na região metropolitana.

A assinatura do contrato de financiamento para a obra foi feita no início desta semana.

De acordo com o planejamento, a primeira fase da implantação do projeto será a extensão da Avenida Litorânea, do ponto que está hoje – que é na foz do rio Pimenta, até a Avenida São Carlos, no Olho d’Água –, são 1,8 quilômetros de via nova, e também a duplicação da Colares Moreira, em um primeiro trecho, que sai da ponte do rio Calhau até um trecho intermediário.

Já na segunda fase, haverá a finalização dessa duplicação da Colares Moreira até o Quartel da PM e a requalificação da Avenida São Carlos, no Olho d’Água. Com a reestruturação, as avenidas passarão a ser de mão única. A Holandeses funcionará no sentido Centro/Bairro e a Litorânea Bairro/Centro.

A obra está programada para ser concluída em 2018, quando o BRT passará a funcionar em definitivo. Parte do dinheiro para a implantação do sistema será financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Ministério das Cidades. A execução se dará por meio da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).


Comentários

3 respostas para “Governo vai gastar R$ 59 milhões para implantar BRT em área nobre”

  1. Avatar de Joao carlos

    Nossa são luís toda esburacada precisando de elevados como no retorno da forquilha duplicação da avenida do maiobal onde são engarrafamentos horríveis retorno do sao Cristóvão e ele quer ampliar avenida litorânea onde ninguém anda de ónibus tá de brincadeira governador.

  2. Avatar de Júlio César
    Júlio César

    engraçado quer dizer que a área do Itaqui bacanga e cidade operária forquilha João Paulo são vias sem engarrafamentos?…não entendi essa…

    1. Para o governo, parece que sim…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *