MPE pede a cassação do prefeito eleito de São Pedro da Água Branca
Política

MPE pede a cassação do prefeito eleito de São Pedro da Água Branca

Pelezinho é acusado de compra de votos em conluio com o atual prefeito da cidade, Vanderlúcio Ribeiro

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação do diploma do prefeito eleito de São Pedro da Água Branca, Gilsimar Ferreira Pereira, o Pelezinho (PSB). O pedido foi feito pela promotora Naima Ribeiro, da 92º Zona Eleitoral. Em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), ela acusa o socialista de abuso do poder político, econômico e de autoridade, além de uso indevido dos meios de comunicação social durante o período eleitoral.

Devido a dificuldade em encontrá-lo, Pelezinho foi notificado sobre a Aije no local onde ocorria a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no município, ainda durante o evento. O pedido de cassação de diploma também atinge o vice da chapa, Gildeon Silva dos Santos (PRB).

Para o MPE, Pelezinho e seu vice teriam praticado captação ilícita de sufrágio, a famigerada compra de votos. Robusto, o pedido conta com mais de 50 paginas e aponta, com documentos e depoimentos, que Pelezinho teria praticado o crime eleitoral em conluio com o atual prefeito da cidade, Vanderlúcio Simão Ribeiro, e Marcelo Pereira da Silva, o Marcelo Sobrinho Vanderlúcio, ambos do PMDB.

Dentre os fatos narrados pela Parquet estão a distribuição de material de construção em troca de vantagens eleitorais e a distribuição de dinheiro de forma direta na compra de votos, em favor de Pelezinho.

Apesar de prefeito eleito de São Pedro da Água Branca já ter sido diplomado, ele corre o risco de não assumir a prefeitura da cidade. Isso porque a Aije pode produzir o mesmo efeito ocorrido com Marcelo Sobrinho Vanderlúcio, que disputou a vaga para a Câmara de Vereadores da cidade, mas acabou tento o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral por meio de liminar obtida pelo MPE.



Comente esta reportagem