Irmã de Sarney consegue na Justiça direito a ter prenome do pai no registro
Política

Irmã de Sarney consegue na Justiça direito a ter prenome do pai no registro

Ela é filha do ex-presidente do TJ-MA e TRE-MA, Sarney de Araújo Costa

A analista ambiental Maria Cristina Furtado Costa conseguiu na Justiça o direito a ter incluído no registro civil o prenome do pai, o ex-presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Maranhão e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sarney de Araújo Costa.

Agora ela se chama Maria Cristina Furtado Sarney Costa.

A retificação foi decidida em sentença da juíza Jaqueline Reis Caracas, da 1ª Vara de Paço de Lumiar, em novembro do ano passado, mas publicada somente no início deste mês.

Na ação de retificação de registro civil proposta por Cristina Sarney, ela justificou que seu pai foi homem público que galgou elevados cargos no Poder Judiciário, e que a prole dele se destacou na política maranhense. Ainda segundo a autora, ela é conhecida na sociedade como Cristina Sarney, sendo público e notório que toda sua família adotou o prenome do seu pai como sobrenome, razão pela qual solicitou pela inclusão em seu registro de nascimento, como sobrenome.

Ao decidir sobre o pedido, que já havia sido deferido pelo Ministério Público do Maranhão, a magistrada sustentou que o acréscimo de nome pelo qual Cristina é mais conhecida socialmente não acarretará prejuízos a terceiros.

“A alteração pugnada é possível, para acréscimo de nome pelo qual ela é mais conhecida socialmente, pois não acarretará prejuízos a terceiros, ainda mais porque possibilitará que a autora tenha o mesmo sobrenome atribuído a seus irmãos. De fato, é público e notório que o prenome de seu pai tornou-se conhecido nacionalmente no cenário político, tendo como principais exemplos, seu irmão, José Sarney - ex-Presidente e ex-Senador da República, e a sobrinha da requerente, Roseana Sarney - ex-Governadora do estado do Maranhão e ex Senadora, dentre outros”, destacou a juíza.



Comentários 1

  1. Ygor

    Ela tem qtos anos? Faz qto tempo que o pai de Sarney morreu? Parece ter no máximo 50 anos essa moça.

Comente esta reportagem