O deputado federal e 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Fufuca (PP-MA), reuniu-se esta semana com o ministro da Saúde Ricardo Barros, para tratar da correção do valor de repasse dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para a saúde nos municípios maranhense.
Fufuca lembrou ao ministro que o Maranhão recebe o penúltimo menor valor per capta do país, o que não chega sequer perto de amenizar as necessidades da saúde em muitos municípios maranhenses.
“Venho conversando com o ministro a algum tempo, e lhe fornecendo de informações de campo sobre a real situação da saúde das cidades. Temos quase 7 milhões de habitantes no estado e o que recebemos é irrisório para ajudar na manutenção dos equipamentos, na compra de remédios e despesas com pessoal. A falta de recursos para manter o mínimo em unidades de saúde é aterrorizante”, disse o parlamentar.
O ministro Ricardo Barros garantiu que já solicitou estudo de viabilidade financeira para que essa melhora na saúde possa se concretizar.
Famem
A reivindicação também está sendo feita pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).
A entidade promete ingressar contra a União na Justiça Federal para garantir o aumento dos repasses aos municípios para custeio dos serviços da saúde de média e alta complexidade. A informação foi confirmada pelo próprio presidente da entidade, Cleomar Tema.
Deixe um comentário