Pedido de cassação de Levi Pontes será decidido pelo Plenário
Política

Pedido de cassação de Levi Pontes será decidido pelo Plenário

Autora recorreu de parecer da Comissão de Ética. Formado em sua tolidade por governistas, colegiado arquivou o processo

Será decidido pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão o pedido de cassação do mandato do deputado estadual Levi Pontes (PCdoB), por quebra de decoro parlamentar. A representação foi feita pela deputada Andréa Murad (PMDB), ainda em abril último. Segundo o documento, Levi é acusado de haver quebrado o decoro em pelo menos duas ocasiões.

Durante a Semana Santa deste ano, o comunista encaminhou a um grupo de WhatsApp de sua região, por engano, um áudio em que ele negocia com um interlocutor ainda não identificado a distribuição eleitoral de peixes adquiridos com recursos públicos pela Prefeitura Municipal de Chapadinha, administrada pelo aliado, prefeito Magno Bacelar (PV). Após a repercussão negativa, Levi usou a tribuna da Assembleia para se defender. Porém, declarações posteriores do prefeito de Chapadinha mostraram que o discurso proferido pelo deputado na tribuna da Casa não condizia com a verdade.

Apesar da robustez das provas, a subcomissão de inquérito formada por membros da Comissão de Ética, em sua totalidade de governistas, arquivou o pedido de cassação do mandato do deputado do PCdoB. A alegação foi que a gravação distribuída pelo próprio Levi era clandestina, e por isso não poderia ser utilizada como prova; e que o restante dos apontamentos feitos por Andréa Murad no documento, como o discurso mentiroso de Levi Pontes, se tratava apenas insinuações criadas pela próprio peemedebista.

Conforme mostrou o ATUAL7 no sábado 10, o artigo 28 do Código de Ética Parlamentar permite que, em casos como este, a autora da representação possa recorrer ao Plenário. Foi com base nesse dispositivo que Andréa deu entrada, ontem 12, no recurso.

Pelas regras do Código de Ética, se derrubado pelo Plenário, o parecer que arquivou o pedido de cassação do mandato de Levi Pontes passa a ser analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Casa, para exame dos aspectos constitucional, legal e jurídico, o que deverá ser feito no prazo de cinco sessões ordinárias.

Após concluída essa tramitação, o processo deve ser encaminhado, em até 48 horas, à Mesa da Assembléia e, uma vez lido no expediente, será publicado e incluído na ordem do dia.

Além da possibilidade de cassação por quebra de decoro parlamentar, Levi Pontes é alvo ainda de investigação, por parte do Ministério Público do Maranhão, pela mesma negociação eleitoreira do pescado adquirido com dinheiro público.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem