Saiba o que justificou cada deputado do MA na votação da denúncia contra Temer
Política

Saiba o que justificou cada deputado do MA na votação da denúncia contra Temer

Maioria da bancada maranhense na Câmara votou a favor do presidente. Ele foi denunciado pela PGR por corrupção passiva

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta quarta-feira 2, por 263 votos a 227 e 2 abstenções, a autorização para o Supremo Tribunal Federal (STF) abrir processo criminal contra o presidente da República, Michel Temer, por crime de corrupção passiva, seguindo parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Pela bancada do Maranhão, o placar final foi de 11 votos a favor do presidente e sete contra.

Cada parlamentar teve o direito a até 15 segundos para o uso da palavra no momento de pronunciar seu voto na sessão.

No geral, pode-se dizer que não houve repetição das cenas registradas na votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), quando os deputados fizeram discursos inflamados citando a família. Ainda assim, apesar do peso da circunstância, a maioria aproveitou cada segundo como pode para justificar o voto.

Saiba o que falou cada deputado federal maranhense:

Aluísio Mendes

“Dá mesma forma que votei contra o afastamento da presidente Dilma, por acreditar que somente eleições diretas e livres representam a vontade da população, eu voto sim pelo relatório”.

André Fufuca

“Pela estabilidade política e econômica do meu país, não para inocentar, mas para que o presidente seja investigado e julgado após o término de seu mandato, e em respeito a orientação partidária do Partido Progressista, eu voto sim"

Cléber Verde

“A denúncia que ora analisamos, primeiro não apresenta provas concretas baseado no que foi encaminhado pelo Ministério Público. Segundo, o colegiado técnico desta Casa, que é a CCJ já afastou essa denúncia, portanto, lá em sou membro dessa comissão, votei contra essa denúncia e, portanto, o relatório que foi vitorioso na comissão, voto sim”.

Deoclides Macedo

“A favor do Brasil, pela autorização do prosseguimento da denúncia perante o Supremo Tribunal Federal, [voto] não ao relatório”.

Eliziane Gama

“Em nome do nosso povo simples, honesto e trabalhador, contra a corrupção no nosso país, e, sobretudo, porque ninguém está acima da lei, eu voto não ao Temer”.

Hildo Rocha

“Eu voto a favor do relatório da Comissão de Constituição e Justiça, que diz claramente que a denúncia do Rodrigo Janot é inepta e é carregada de vontade política, de querer desestabilizar o nosso país. E pela estabilidade de nosso país, eu voto sim pelo relatório”.

João Marcelo

“Eu voto com o relator. Meu voto é sim”.

José Reinaldo Tavares

“Eu voto sim

Júnior Marreca

“Nós temos que parar de brincar de se trocar presidente como se troca se roupa. Eu voto sim ao relatório!”

Juscelino Filho

“Pela retomada econômica do nosso país, pela estabilidade, eu voto sim”.

Luana Costa

“Votei contra a Reforma Trabalhista e a favor do trabalhador do Brasil. Voto contra a Reforma da Previdência e a favor do aposentado do nosso país. Por isso, eu acredito que a Justiça deve ser igual para homens e mulheres do nosso país, independente de sua posição social. Por isso, eu voto não ao relatório”.

Pedro Fernandes

“Só o Poder Legislativo tem o poder político. Eu acho que com esse poder político nós podemos dar uma trégua da crise política desse país. O Brasil não aguenta ter presidente de plantão. Eu voto sim ao relatório.

Rubens Pereira Júnior

“Há mala cheia de dinheiro, há vantagem indevida com ilícito na Petrobras, há conluio com Rocha Loures, há o crime de corrupção passiva. Afinal de contas, se uma mala cheia de dinheiro não se for motivo suficiente para se processar alguém, o que mais seria? O processo não atrapalha o Brasil. O que atrapalha o Brasil é a corrupção e a impunidade. É por isso que eu voto pelo prosseguimento do denúncia, voto não, fora Temer!”

Sarney Filho

“Sim, [voto] com o parecer da Comissão de Constituição e Justiça”.

Victor Mendes

“O presidente Temer será investigado mais na frente. Essa denúncia se baseou no artigo 317 do Código de Processo Penal, só que a corrupção não foi praticada por ele. O Ministério Público não conseguiu mostrar quem pegou o dinheiro. Então, essa denúncia se baseou em ilação, em suposição. Afastar o presidente, desestabilizar o país em base de suposição é frágil. Por isso, eu voto sim ao relatório”.

Waldir Maranhão

“Povo brasileiro, povo do meu querido estado do Maranhão, o meu voto é pela coerência. Votei contra o impeachment. Votei contra o golpe. Portanto, não [ao relatório]”.

Weverton Rocha

“Estamos num Estado de Direito. Todos têm que se submeter a lei, inclusive o presidente da República. Contra a Reforma Trabalhista, contra a Reforma da Previdência, contra qualquer retirada de direito do nosso trabalhador. Acredito que o Brasil pode, sim, superar essa crise, fazendo a boa política. E a política, é a gente fazendo a nossa parte. Todo o Parlamento tem que votar, e nós do PDT votamos não ao relatório, fora Temer, Diretas Já!”

Zé Carlos

“Pela garantia de que ninguém está acima da lei, que toda denúncia tem que ser apurada, pela hipocrisia que reina nesta casa, por Temer na cadeia eu voto contra esse parecer e pelo prosseguimento”.



Comente esta reportagem