CGM tem super aumentado poder para investigar denúncias de corrupção
Política

CGM tem super aumentado poder para investigar denúncias de corrupção

Garantia foi dada por meio da aprovação, pela Câmara Municipal de São Luís, de projeto de lei de autoria do Poder Executivo

A Controladoria-Geral do Município (GCM) de São Luís teve super aumentado o poder para abrir investigações sobre denúncias relacionadas a corrupção e irregularidades cometidas por servidores municipais.

A autorização foi concedida pelos vereadores da capital, na última sessão legislativa do ano, na sexta-feira passada, dia 22. Os parlamentares aprovaram projeto de lei de autoria do próprio Poder Executivo, que acrescenta dispositivos à Lei Orgânica do Município (LOM), redefinindo melhor as competências de alguns órgãos do Sistema de Controle Interno, dentre eles a CGM.

Pelo texto, a proposta aprovada adequou o modelo de atuação da CGM aos artigos 31, 70 e 74 da Constituição e aos artigos 74 e 78 da LOM, que tratam sobre controladoria, auditoria e fiscalização governamental, ouvidoria, correição, prevenção e combate à corrupção e incremento da transparência da gestão.

Com a aprovação da matéria, a instituição passa a ser um órgão de natureza permanente, mas equivalente ao de uma secretaria municipal, sendo-lhe assegurada a organização administrativa; autonomia técnica, funcional e administrativa; e previsão orçamentaria.

A GCM será responsável agora, também, pelos pedidos de informação sobre a administração pública municipal e sobre os servidores.

Tudo sobre


Comente esta reportagem