Carlos Lula lança livro promocional sobre a Saúde do MA em meio a morte de paciente
Política

Carlos Lula lança livro promocional sobre a Saúde do MA em meio a morte de paciente

Idosa morreu após governo atrasar construção de Centro de Hemodiálise, enquanto obra de secretário sugere uma nova política de saúde no estado

O secretário estadual de Saúde Carlos Lula lançará, na noite desta sexta-feira 21, em grande evento numa livraria num shopping em São Luís, um livro promocional sobre a pasta que ele próprio comanda.

Intitulada “O SUS (S) em Nós: A Construção de uma Nova Política de Saúde no Maranhão”, a obra está sendo friamente anunciada pelo próprio secretário nas redes sociais, desde cedo, em meio a morte de mais uma paciente do sistema de saúde pública no Maranhão, após descaso da própria Secretaria de Estado da Saúde (SES) com pacientes que precisam fazer hemodiálise.

Segundo reportagem do Jornal Hoje, veiculada mais cedo, uma idosa identificada como Hilda Ferreira Barbosa, de 65 anos, morreu na noite dessa quinta-feira 20, em frente ao Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro. Segundo familiares, ela não foi atendida e houve omissão de socorro.

A idosa morreu dentro do ônibus com outros pacientes pacientes, que também precisam sair de suas cidades e se submeter a longas viagens três vezes por semana para poder fazer hemodiálise em São Luís em razão do governo Flávio Dino, do PCdoB - mesmo com quase de R$ 7 milhões em caixa, deixados pela gestão anterior, da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) - não haver dado continuidade às obras de construção de sete centros de hemodiálise pelo interior do estado.

Em nota encaminhada à Rede Globo, a SES culpou a própria paciente falecida pelo ocorrido.

De acordo com a pasta comandada por Carlos Lula, que garante lamentar a morte da idosa, Hilda Ferreira Barbosa havia recebido orientação para a permanecer na capital.

Há dois meses, ela e outros pacientes realizaram de um protesto em frente ao esqueleto das obras em Pinheiro, reivindicando justamente a conclusão do centro de hemodialise na cidade. Se as obras já tivessem sido concluídas, ela não teria passado novamente pela cansativa rotina das viagens para se tratar.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem