Nova Mesa Diretora da Alema tem o maior número de mulheres em três legislaturas
Política

Nova Mesa Diretora da Alema tem o maior número de mulheres em três legislaturas

Dos nove cargos de comando do Legislativo estadual maranhense, cinco são ocupados por deputadas

A Assembleia Legislativa do Maranhão inicia as atividades regulares, nesta segunda-feira 4, com o maior número de mulheres na Mesa Diretora da Casa nas últimas três legislaturas.

Na aclamação da chapa única na última sexta-feira 1º, quando o deputado Othelino Neto (PCdoB) foi eleito para continuar no comando da Alema pelo biênio 2019-2020 da 19ª legislatura, também foram eleitas para a Mesa cinco deputadas.

São elas: Detinha (PR), 2º vice-presidente; Thaíza Hortegal (PP), 3º vice-presidente; Andreia Rezende (DEM), 1º secretária; Cleide Coutinho (PDT), 2ª secretária; e Daniella Tema (DEM), 4ª secretária.

Na 18ª legislatura, no biênio 2017-2018, apenas a deputada Nina Melo (MDB) possuía assento na Mesa, de 4ª secretária. Número menor que no biênio 2015-2016, da mesma legislatura, quando três mulheres foram eleitas: Valéria Macedo (PDT), 3º vice-presidente; Graça Paz (PSDB), 4º vice-presidente; e Francisca Primo (PCdoB), 4º secretária.

Também houve apenas uma deputada estadual na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa no biênio 2013-2014, 17ª legislatura. O cargo foi de 4ª vice-presidente, ocupada por Gardênia Castelo (PSDB).

No biênio anterior da mesma legislatura, durante as sessões legislativas de 2011-2012, duas mulheres foram eleitas para a Mesa: Francisca Primo (PCdoB), 4º vice-presidente; e Cleide Coutinho (PDT), 4ª secretária.

Bancada

Apesar de, pela primeira vez, ser maior em número na Mesa Diretora, a bancada feminina na Assembleia Legislativa do Maranhão ainda é pequena. Apenas oito, dos 42 eleitos, são mulheres.

Além das cinco que compõem a Mesa, as demais são: Ana do Gás (PCdoB), Helena Duailibe (SD) e Mical Damasceno (PTB).

Em comparação com outras legislaturas, a bancada é maior a anterior, de 2015 a 2018, que contou com apenas cinco deputadas, e de mesma quantidade que a de 2011 a 2014, quando também foram eleitas oito deputadas.



Comente esta reportagem