Osmar Filho imprime novo ritmo de trabalho na Câmara de São Luís
Política

Osmar Filho imprime novo ritmo de trabalho na Câmara de São Luís

Pedetista vem construindo sua marca na condução do Legislativo municipal, voltada para temas de interesse social e político

As duas primeiras semanas da Câmara Municipal de São Luís (CMSL) sob a presidência do vereador Osmar Filho (PDT) foram marcadas por um novo ritmo de trabalho, com decisões sobre temas de repercussão social e política, além da concretização de parcerias firmes com o governo federal e membros da bancada do Maranhão no Congresso.

Neste período, diversas ações foram iniciadas, ratificando o compromisso do pedetista de tornar a Casa Legislativa, que completa 400 anos em 2019, mais moderna e dinâmica objetivando prestar um serviço de qualidade aos parlamentares e à população.

“Buscaremos fazer uma gestão pautada nos princípios que norteiam a administração pública, com a transparência, ética, moralidade e modernidade que a população tanto espera”, disse, durante a a abertura dos trabalhos.

Logo na primeira semana, foi dado início ao projeto Parlamento Metropolitano, iniciativa que visa unir forças para discutir e encontrar soluções para problemáticas que prejudicam as cidades da região metropolitana.

Ainda na primeira semana, foi implantado tradução em libras para as sessões, promovendo inclusão para deficientes auditivos, que acompanham os trabalhos legislativos no Plenário Estácio da Silveira.

Houve ainda reunião entre vereadores da Casa e representantes da Defensoria Pública do Estado (DOE) para estreitamento de relações institucionais e discussões sobre o fortalecimento do atendimento aos ludovicenses, além de possíveis caminhos para obtenção de recursos para criação de novas unidades da DPE.

Na segunda semana, diversas atividades iniciadas na anterior foram consolidadas, dentre elas a celebração de um convênio com a Faculdade Estácio, que beneficiará servidores da Câmara com a concessão de descontos de até 50% para ingresso no ensino superior, além de cursos de pós-graduação, tanto na modalidade presencial quanto a distância. E o benefício se estende também aos dependentes dos servidores (cônjuge e filhos).

Houve ainda uma movimentada agenda de trabalho do presidente da Câmara e uma convite de vereadores em Brasília.

Por lá, os parlamentares reuniram-se com os senadores Weverton Rocha (PDT-MA) e Eliziane Gama (PPS-MA), e o deputado federal Gil Cutrim (PDT-MA), para discutir sobre pautas que vão desde projetos de infraestrutura a investimentos que estimulem as atividades culturais e de turismo na capital.

Também foi tratado de investimentos para o Centro Histórico de São Luís, na ordem de R$ 80 milhões, com a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa. E acertados os detalhes para a instalação da nova sede do Poder Legislativa Municipal, na Fábrica São Luís, localizada na região central da cidade, que está sendo restaurada.

Ainda no novo ritmo de trabalho da nova gestão da CMSL, foi montada uma comissão para acompanhar a situação da Maternidade Maria do Amparo, localizada no bairro do Anil. A unidade estava fechada desde dezembro do ano passado, após corte de recursos pelo Governo do Maranhão, mas terá suas atividades retomadas pela Prefeitura de São Luís, após a intervenção de Osmar Filho e demais vereadores da Casa.



Comentários 1

  1. Sandra Santos

    Parabéns ao nosso mais jovem Presidente Osmar Filho,jovem inteligente, humano e guerreiro,com visão de aguia,cheio de planos para melhorar nossa querida São Luis.Deus o abençoe com seu planos.

Comente esta reportagem