Por falta de provas, PGR pede arquivamento de inquérito contra Lobão
Política

Por falta de provas, PGR pede arquivamento de inquérito contra Lobão

Segundo Raquel Dodge, não há elementos suficientes para que uma denúncia seja apresentada

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu o arquivamento de um inquérito que investiga o ex-senador Edison Lobão (MDB-MA), pelo suposto recebimento de R$ 5,5 milhões para interferir no projeto de usinas hidrelétricas de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia. A informação é do G1.

Segundo a publicação, o pedido é assinado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, sob a alegação de que “é possível aferir a ausência dos elementos necessários e suficientes para oferecimento de uma causa penal, tampouco linha investigativa sustentável, sendo o arquivamento a medida que se ajusta à espécie”.

Dodge afirma, ainda, que o único elemento que converge para Lobão, segundo delação premiada de um ex-executivo da Odebrecht, é o laudo de perícia criminal contábil onde foram identificados registros de pagamentos vinculados ao beneficiário de codinome “esquálido”, nos anos de 2008 e 2010.

“Porém, diante de tudo o que foi exposto, não demonstra suficiência para continuidade instrutória [das investigações]”, concluiu.

O pedido será analisado pelo relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin.

Pelo entendimento consolidado do Supremo, o procurador é o titular da ação penal e cabe a ele decidir o que investigar. Geralmente, quando a PGR pede arquivamento ou investigação, o STF autoriza e somente monitora se a condução do caso está conforme a lei.

Desde a revelação da delação, Edison Lobão sempre negou as denúncias, afirmando que comprovaria que os acusadores não tem prova ou indício do que dizem.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem