Desembargadores afastam juiz do Maranhão envolvido em golpe de heranças milionárias

Márcio José do Carmo Costa, do Fórum de São José de Ribamar, é suspeito de proferir sentenças para limpar contas bancárias

Por unanimidade, o pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão determinou, em sessão nesta quarta-feira 1º, a instauração de PAD (Processo Administrativo Disciplinar) e afastamento do titular da 3ª Vara Cível da Comarca de São José de Ribamar, Márcio José do Carmo Costa, das funções de juiz.

O magistrado é suspeito de integrar um golpe de heranças milionárias, em que suposta organização criminosa levanta possíveis vítimas, cria herdeiros para pessoas que já morreram, manipula processos e libera as quantias em bancos sem dificuldade alguma.

Em maio, o caso foi alvo de reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, que seguiu o caminho dos saques fraudulentos.

Segundo a reportagem, um homem já morto conseguiu dar entrada em um pedido e receber a herança de R$ 3 milhões de uma freira que morreu no Rio de Janeiro. O pedido para receber a herança estava parado há duas décadas no Rio, mas foi liberada pelo magistrado maranhense em 18 dias.

Em outra ação criminosa, o esquema casou uma morada do município de Bacabal com um espanhol, e depois abriu processo de separação entre eles. Com isso, por meio da partilha dos bens, conseguiu bloquear e sacar meio milhão de reais, que estava na conta do espanhol, com base em decisão do juiz Márcio José do Carmo Costa. Para o espanhol, na partilha de bens, ficaram imóveis que, na verdade, não existem.

Por sugestão dos desembargadores Vicente de Paula, Jorge Rachid e Bayma Araújo, os autos serão compartilhados com a Seccional maranhense da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em razão do envolvimento do advogado Gustavo Simião, que é ex-policial militar, no suposto esquema. Também haverá compartilhamento com a SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), para instauração de inquérito criminal pela Polícia Civil em razão da suposta orcrim.


Comentários

5 respostas para “Desembargadores afastam juiz do Maranhão envolvido em golpe de heranças milionárias”

  1. Não se animem que Isso aí foi só pq passou no fantástico. Tem um outro que passou 3 anos aposentado compulsoriamente e “voltou” sendo promovido a Desembargador.

  2. […] No início deste mês, por decisão unânime do pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão, ele foi afastado das funções de magistrado., enquanto efrenta um PAD Processo Administrativo […]

  3. […] esquema. No início de julho, por decisão unânime do pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão, ele foi afastado das funções de magistrado, enquanto enfrenta um PAD Processo Administrativo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *