Ministra do STJ arquiva inquérito contra Flávio Dino
Política

Ministra do STJ arquiva inquérito contra Flávio Dino

Investigação envolvia suspeitas de superfaturamento na compra de combustível para abastecer helicópteros do governo

A ministra Laurita Vaz, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), determinou o arquivamento de um inquérito instaurado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Segundo o jornal O Globo, que revelou a informação, ao analisar os autos, Laurita Vaz avaliou que não existiam indícios de irregularidades envolvendo o comunista, e pediu uma manifestação da PGR, que reconheceu a necessidade de arquivamento do caso.

“Após os esclarecimentos prestados, vê-se que a licitação está calcada em elementos razoáveis e compatíveis com o gasto que deve ser realizado com a utilização da aeronave no exercício das funções públicas para as quais foi adquirida. (…) Ante o exposto, não havendo nos autos indícios mínimos de crime praticado pelo Governador FLÁVIO DINO DE CASTRO E COSTA a justificar a continuidade de investigação criminal, o MPF requer o arquivamento do presente inquérito”, escreveu a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, em seu parecer.

Após a manifestação da PGR, a ministra do STJ determinou o arquivamento do inquérito. “Cumpre ressaltar que, de fato, inexistem elementos mínimos que deem suporte à continuidade do inquérito em epígrafe”, destacou Laurita Vaz.

Originalmente instaurada a partir de uma representação feita no MPF (Ministério Público Federal) no Maranhão, a investigação envolvia suspeitas de superfaturamento em um contrato de R$ 1,4 milhão celebrado com a Petrobras, por parte da SSP (Secretaria de Segurança Pública), para compra de combustível para abastecer helicópteros do governo.

Flávio Dino sempre negou qualquer envolvimento e irregularidade na contratação. “Impossível acreditar que alguém imagine que é o governador que cuida de combustível na Polícia Militar. Petição desprovida de seriedade”, escreveu o governador, ainda abril, no Twitter.



Comente esta reportagem