Sob relatoria de Gil Cutrim, Câmara aprova projeto que abre caminho para privatização dos Correios
Política

Sob relatoria de Gil Cutrim, Câmara aprova projeto que abre caminho para privatização dos Correios

Outros 11 deputados da bancada do Maranhão na Câmara votaram favoráveis à venda da estatal

Agenda do ministro da Economia, Paulo Guedes, a privatização dos Correios avança no Congresso. Nessa quinta-feira (5) a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei que possibilita a venda da estatal centenária.

Segundo o placar, o parecer do relator, deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA), recebeu 286 votos a favor e 173 contra. O plenário rejeitou os destaques, e a matéria segue para análise do Senado.

O texto aprovado prevê estabilidade de 18 meses para funcionários após a venda da estatal, e estabelece as diretrizes para um Programa de Demissão Voluntária, PDV.

O governo Jair Bolsonaro (sem partido) planeja realizar a privatização no primeiro trimestre de 2022. O modelo cogitado é venda de 100% do capital da empresa, por meio de um leilão tradicional.

Pela bancada do Maranhão na Câmara, o substitutivo de Gil Cutrim contou com o voto favorável dos deputados Aluísio Mendes (PSC), André Fufuca (PP), Cléber Verde (Republicanos), Edilázio Júnior (PSD), Gastão Vieira (PROS), Hildo Rocha (MDB), Josivaldo JP (Podemos), Júnior Lourenço (PL), Juscelino Filho (DEM), Marreca Filho (Patriota) e Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Ainda entre os maranhenses, votaram contra a privatização Bira do Pindaré (PSB), Pastor Gil (PL), Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e Zé Carlos (PT).

Além de vender os Correios, o governo planeja realizar a concessão do serviço postal aos futuros controladores da empresa, uma vez que a Constituição diz que a atividade é competência da União.



Comente esta reportagem