Agrotóxicos
Eliziane quer pôr fim a uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil
Política

Senadora apresentou projeto que visa garantir revisões periódicas dos registros desses produtos

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), apresentou projeto de lei que põe fim ao uso indiscriminado de agrotóxicos no alimento do brasileiro.

Segundo dados mais recentes do Robotox, projeto da Agência Pública e da Repórter Brasil que monitora os registros de agrotóxicos no DOU (Diário Oficial da União), existem hoje exatos 2533 produtos agrotóxicos comercializados em todo o país, sendo 467 aprovados no governo Jair Bolsonaro.

O projeto visa garantir o controle e fiscalização dos agrotóxicos, com revisões periódicas dos registros desses produtos, além de adequá-los à legislação.

“As dezenas de autorizações do uso de agrotóxicos está na contramão do que é recomendado pelos principais organismos internacionais”, destacou Eliziane.

De acordo com a senadora, dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apontam que, no ano passado, menos de 11% do montante do agrotóxicos pertenciam à categoria dos produtos formulados de baixa toxicidade. Já em 2019, dos 300 novos produtos registrados até setembro, somente cerca de 4% pertenciam a essa categoria.

Neste sentido, ainda segundo Eliziane, o projeto não somente se preocupa com a saúde do brasileiro que consumirá o alimento manipulado com o agrotóxico, mas com todo o meio ambiente.

“Cientificamente sabemos que o potencial destrutivo desse uso indiscriminado tem impacto imenso no meio ambiente, degradando o solo, os lençóis freáticos, entre outros”, ressaltou.