Caged
São Luís puxou saldo positivo do MA em vagas de emprego em 2017, diz Caged
Economia

Capital teve 2.636 empregos a mais no balanço entre contratações e demissões

As contratações no município de São Luís foram o grande destaque do resultado positivo alcançado no mercado de trabalho formal pelo Maranhão. Os dados constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) 2017, divulgados na última sexta-feira 26, pelo Ministério do Trabalho.

De acordo com o levantamento, foram registradas 73.940 novas vagas de trabalho com carteira assinada frente a 71.304 postos fechados na capital. O resultado foi um saldo positivo de 2.636 empregos a mais, o que representa acima do dobro do saldo positivo de 1.221 empregos a mais acumulado no estado.

O bom desempenho da cidade, inclusive, foi um dos principais do país no balanço — equivalente aos últimos 12 meses — entre contratações e demissões.

Considerando os 10 municípios do Brasil que mais criaram vagas em 2017, São Luís ficou na 5ª colocação. Levando em conta apenas a região do Nordeste, a capital do Maranhão ficou em 1º lugar em melhor desempenho.

Açailândia é a cidade do Maranhão que mais perdeu vagas formais em 2017
Economia

Dados do Caged apontam saldo negativo de 1.171 vagas entre novas contratações e postos fechados

Apesar de considerado um dos maiores centros econômicos do Maranhão, o município de Açailândia ainda patina na crise no setor siderúrgico e ficou em 1º lugar entre as cidades do estado que mais demitiram no ano passado.

Os dados constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) 2017, divulgados na última sexta-feira 26, pelo Ministério do Trabalho.

De acordo com o levantamento, foram registradas 4.853 novas vagas frente a 6.024 postos fechados no município. O resultado foi uma variação negativa de 1.171 vagas de empregos a menos.

Em dezembro último, ainda segundo o levantamento, o resultado também foi negativo em Açailândia. Foram 73 empregos a menos no balanço entre contratações e demissões.

Maranhão fechou 2017 com saldo positivo de 1.221 vagas de empregos
Economia

Dados do Caged foram divulgados nesta sexta-feira 26. Serviços e Construção Civil se destacaram, mas Comércio e Agropecuária tiveram baixa

O mercado de trabalho formal no Maranhão encerrou o ano de 2017 com saldo positivo. Os dados, divulgados nesta sexta-feira 26, são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

De acordo com o Caged, foram 147.750 vagas abertas e 146.50 fechadas. O resultado acumulado é de 1.221 empregos a mais no balanço — equivalente aos últimos 12 meses — entre contratações e demissões.

Segundo o levantamento, os setores de Serviços (como instituições de crédito, seguros e capitalização; administração de imóveis; alojamento e alimentação; transporte e comunicação; e ensino) e da Construção Civil foram os que mais puxaram o balanço positivo no estado, com a abertura, respectivamente, de 3.584 e 845 postos de trabalho, cada.

Também teve saldo positivo Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP), com 77 postos de trabalho abertos, e Administração Pública, com 62 vagas.

Em contrapartida, a Indústria de Transformação e o Comércio foram os setores que sentiram com maior força a redução de empregos no Maranhão. O primeiro teve 2.138 desligamentos, e o segundo baixa de 994.

Também houve saldo negativo nos setores Extrativa Mineral, com o fechamento de 170 postos de trabalho, e Agropecuária, com a redução de 45 vagas fechadas.