Caso Bertim
Política

Ele é acusado de participar de uma quadrilha que vinha realizando assaltos a tanques de combustíveis nas regiões de Itapecuru Mirim, Vitória do Mearim e São Mateus

O ex-prefeito de Presidente Vargas, Gonzaga Júnior
Reprodução Preso O ex-prefeito de Presidente Vargas, Gonzaga Júnior

A polícia prendeu no início da tarde desta quarta-feira 16, na Operação Secos e Molhados, o ex-prefeito do município de Presidente Vargas, Luiz Gonzaga Coqueiro Sobrinho, mais conhecido como Gonzaga Junior, o "Rei do Brega". Ele é acusado de participar de uma quadrilha que vinha realizando assaltos a tanques de combustíveis nas regiões de Itapecuru Mirim, Vitória do Mearim e São Mateus. As investigações contra ele iniciaram desde fevereiro deste ano.

Segundo o delegado Lúcio Rogério Reis, do Departamento de Combate ao Roubos de Cargas, a quadrilha vem cometendo assaltos a caminhões que transportavam tanques de combustíveis desde agosto de 2014. Durante este período, pelo menos 10 roubos já foram confirmados. A operação, que já prendeu outros três envolvidos no mês de junho, concluiu a partir dos depoimentos dos acusados e das vítimas que todo o combustível roubado era vendido a Gonzaga, que passou de receptador a participante efetivo da quadrilha, por encomendar os crimes na região. Cada tanque possuía cerca de 15 mil litros, e rendia em média de 45 a 60 mil reais.

Gonzaga Junior teve o mandado de prisão preventiva oriundo da comarca de Santa Inês, relativo a um assalto específico no município, no dia 16 de junho. Após ser ouvido no Superintendência Estadual de Investigações Criminais, ele foi encaminhado direto para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde ficará aguardando o posicionamento do Poder Judiciário. Além do quarteto já colocado atrás das grades, outras três pessoas acusadas de participação na quadrilha já tem mandado de prisão e poderão ser presas a qualquer momento.

Além da acusação de participar do bando que assaltar a tanques de combustíveis, pesa ainda contra Gonzaga Júnior a suspeita de participação na morte do ex-prefeito Raimundo Bartolomeu Aguiar, Bertim, ocorrida no dia 06 de março de 2007.

As investigações sobre o "Caso Bertim" foram retomadas após desenvolvimento das investigações sobre a Máfia da Agiotagem no Maranhão – como desdobramento da apuração sobre a morte do jornalista e blogueiro Décio Sá, dia 23 de abril de 2012 – trazerem à tona o suposto envolvimento de Gonzaga Júnior na execução do ex-prefeito Bertim.