Joaquim Barbosa
Joaquim Barbosa anuncia que não concorrerá à Presidência da República
Política

Em mensagem no Twitter, ministro aposentado do STF diz que decisão tem caráter pessoal

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, conhecido por ter sido relator do Mensalão, declarou nesta terça-feira 8 que não pretende disputar a eleição para a Presidência da República em 2018.

Em mensagem publicada em sua página no Twitter, Barbosa diz que tomou a decisão por razões pessoais. “Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a presidente da República. Decisão estritamente pessoal”, escreveu.

Barbosa havia se filiado ao PSB na data limite para disputar eleições neste ano, no dia 7 de abril. Desde então, ele e a legenda vinham fazendo mistério sobre a possível pré-candidatura.

Joaquim Barbosa é condenado a pagar R$ 20 mil por chamar jornalista de “palhaço”
Política

Quando ministro do STF, Barbosa ainda disse que Felipe Recondo, então repórter do jornal “O Estado de S. Paulo”, deveria “chafurdar no lixo”

Estadão Conteúdo

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa foi condenado a indenizar o jornalista Felipe Recondo em R$ 20 mil por danos morais. Quando era repórter do jornal O Estado de S. Paulo, Recondo, hoje sócio do site jurídico Jota, foi chamado de “palhaço” pelo então presidente do Supremo e ainda ouviu do ministro que deveria “chafurdar no lixo”.

A decisão é da 4ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal em grau de apelação. Barbosa foi condenado por 3 votos contra 2. Votaram pela condenação do ex-presidente do Supremo os desembargadores Fernando Habibe, Sérgio Rocha e Rômulo de Araújo Mendes. Joaquim Barbosa pode ainda recorrer da decisão.

Atuaram no processo em favor do jornalista os advogados Leonardo Furtado (escritório Chiaparini Bastos), Danyelle Galvão e Renato Faria (escritório Faria e Galvão). A reportagem não localizou o ex-ministro para falar da sentença do Tribunal de Justiça do DF.