Zurc – Saneamento e Construções Ltda
‘Lista suja’ do trabalho escravo no Brasil tem quatro nomes do MA
Maranhão

Fazendeiros e empresa que fez obra da UFMA em Imperatriz estão na relação

O programa Fantástico, da Rede Globo, divulgou neste domingo 22, com exclusividade, a nova lista suja do trabalho escravo no Brasil, o cadastro de empregadores autuados por escravizar trabalhadores.

Dos 132 nomes listados na relação, pelo menos quatro são do Maranhão: os fazendeiros de Mirante do Norte, São Pedro da Água Branca e Brejo de Areia, pela ordem, Alexandre Vieira Lins, Antônio Calixto dos Santos, José Rodrigues dos Santos; e a empresa Zurc – Saneamento e Construções Ltda, responsável por execução de obra no campus Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) — baixe a lista completa.

A relação é a atualizada mais recente, mas deixou de ser divulgada pelo governo federal após a portaria assinada pelo presidente Michel Temer (PMDB) alterar as regras do que é considerado trabalho escravo no país.

Além de condicionar o flagrante de trabalho escravo ao cerceamento da liberdade com uso de vigilância armada, as novas regras também restringiram o acesso à lista suja. Agora, a relação só será divulgada por determinação expressa do ministro do Trabalho.