As notas de São Luís referentes a qualidade da educação nos anos iniciais (4ª série e 5º ano) do ensino fundamental, na rede municipal pública de ensino, que é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís, estão entre as piores do país pela terceira vez consecutiva.
A constatação foi divulgada nessa quinta-feira 8, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 – índice que varia de 0 a 10 e leva em conta o rendimento escolar dos alunos (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e as médias de desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.
De acordo com o resultado apresentado, em duas comparações, uma de longo prazo (entre 2005 e 2015) e outra de curto prazo (entre 2013 e 2015), na disciplina de Matemática, São Luís foi ficou em penúltima colocada entre as capitais do país. O levantamento foi feito pelo ATUAL7 com base nos dados divulgados ontem pelo MEC.
Nas redes sociais, o prefeito da cidade, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que concorre à reeleição, divulgou números diferentes do resultado apresentado.
Ainda na comparação de longo prazo, na disciplina de Língua Portuguesa, a situação é ainda mais vexatória, com São Luís aparecendo na vergonhosa última colocação entre as capitais.
Educação em queda ou estagnada
Além dos anos iniciais do ensino fundamental, o resultado do Ideb em São Luís também desapontou em relação a qualidade da educação nos anos finais (8ª série e 9º ano).
De acordo com o Ideb, a nota de São Luís não atingiu o patamar previsto pelo MEC, que era de 4,5 pontos. Esse resultado não acontecia desde a avalização realizada em 2011, e mostra que a educação pública em São Luís, durante os quase quatro anos completos de Edivaldo Holanda Júnior na prefeitura, caiu ou estagnou.
Deixe um comentário