Após cinco meses à frente do Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) finalmente deu um cargo para a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PSL). Nas eleições de 2018, ela disputou o Governo do Maranhão, terminando em terceiro lugar, com 247.988 (7,87% dos válidos). Desde então, vinha trabalhando por um lugar ao sol.
Ela foi colocada por Bolsonaro no comando da Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Estado do Maranhão. Assinada pelo presidente da autarquia, Ronaldo Nogueira de Oliveira, a nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem 12.
Nas redes sociais, após a solenidade de posse, que contou com a presença do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) e diversas lideranças do estado, ela agradeceu a “missão”. O tucano teria sido o padrinho do cargo, acertado ainda em abril, em reunião da dupla com o presidente.
“Dias atrás, informei a vocês sobre o convite que o presidente Jair Bolsonaro me fez para compor seu Governo. Hoje, fico honrada em anunciar que decidi aceitar essa missão, assumindo o comando da Funasa no Maranhão, pois tenho a certeza de que desse modo vamos poder fazer ainda mais pelo progresso do nosso estado e do povo maranhense. Espero contar com cada um de vocês, pois temos muito trabalho à frente. Aqui em Brasília, neste momento, acompanhada do senador Roberto Rocha(PSDB), meu amigo e companheiro nesta luta por um Maranhão mais próspero. Meus agradecimentos ao presidente da Funasa Ronaldo Nogueira, Léo Índio, sobrinho do presidente Jair Bolsonaro; e ao Luís Vannuci pelo carinho e confiança. Essa união fará grandes coisas pelo nosso estado e pelo nosso país”, postou.
Nesta quinta-feira 13, em audiência com Ronaldo Nogueira no gabinete da Funasa em Brasília, Maura Jorge tratou de várias pautas relacionadas ao cargo, dentre elas novos investimentos no estado, que tem índices alarmantes na falta de saneamento básico.
Vinculada ao Ministério da Saúde, a Funasa trabalha várias ações de saneamento básico e saúde ambiental, que vão desde a construção e ampliação do sistema de abastecimento da água, a melhorias habitacionais e sanitárias.