Maura Jorge
Juiz mantém decisão que livrou Maura Jorge de ação sobre funcionária fantasma
Política

Marco Aurélio Barreto Marques rejeitou embargos do Ministério Público. Caso envolve a empregada doméstica Gessina Vieira

O juiz Marco Aurélio Barreto Marques, respondendo pela 1.ª Vara da Fazenda Pública, manteve a decisão que livrou a ex-deputada estadual Maura Jorge (PSL) de uma ação civil pública envolvendo suposta funcionária fantasma em seu gabinete na Assembleia Legislativa, identificada como Gessina Vieira.

Na nova decisão, proferida na última quarta-feira 18, o magistrado rejeitou embargos de declaração opostos pelo Ministério Público, que pedia a reforma da sentença.

Durante a campanha eleitoral de 2018, quando Maura Jorge disputou o Palácio dos Leões, o caso foi utilizado massivamente por seus opositores, tendo a empregada doméstica Gessina Vieira aparecido em vídeo, reafirmando as acusações contra a ex-deputada —embora Maura Jorge, à época, já havia sido sumariamente absolvida pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da acusação de peculato, em denúncia sobre o mesmo caso.

Essa absolvição, inclusive, foi utilizada pela defesa, e acolhida pelo juiz Marco Aurélio Barreto Marques, na ação sobre a suspeita de improbidade administrativa.

Atualmente, Maura Jorge Jorge ocupa a superintendência estadual da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) no Maranhão.

Maura Jorge se livra de ação sobre funcionária fantasma
Cotidiano

Juiz recebeu como ‘fato novo’ absolvição sumária da ex-deputada em caso de peculato, também envolvendo Gessina Vieira, julgado em 2011

A ex-prefeita de Lago da Pedra e ex-deputada estadual Maura Jorge (PSL) conseguiu se livrar da ação de improbidade administrativa envolvendo uma funcionária lotada em seu então gabinete na Assembleia Legislativa do Maranhão, identificada como Gessina Vieira, mas que seria fantasma.

Ela teve o caso extinto sem resolução do mérito, em razão de ausência de interesse processual do Ministério Público Estadual, autor da ação.

A decisão é do juiz de Direito Auxiliar Marco Aurélio Barreto Marques, respondendo pela 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís. Foi proferida no mês passado, portanto, antes de Maura Jorge ser colocada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) no comando da Funasa (Fundação Nacional da Saúde) no Maranhão.

O magistrado acolheu o entendimento da defesa e usou como ‘fato novo’ uma absolvição sumária de Maura Jorge no caso de peculato julgado pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão, em março de 2011, envolvendo a mesma funcionária de seu então gabinete.

Bolsonaro coloca Maura Jorge no comando da Funasa do Maranhão
Cotidiano

Nomeação de ex-prefeita de Lago da Pedra foi publicada no Diário Oficial da União de ontem 12

Após cinco meses à frente do Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) finalmente deu um cargo para a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PSL). Nas eleições de 2018, ela disputou o Governo do Maranhão, terminando em terceiro lugar, com 247.988 (7,87% dos válidos). Desde então, vinha trabalhando por um lugar ao sol.

Ela foi colocada por Bolsonaro no comando da Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Estado do Maranhão. Assinada pelo presidente da autarquia, Ronaldo Nogueira de Oliveira, a nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem 12.

Comitiva do Maranhão acompanha o senador Roberto Coelho Rocha e a superintendente Maura Jorge em audiência com presidente Ronaldo Nogueira nesta quinta-feira 13. Foto: Divulgação/Assessoria

Nas redes sociais, após a solenidade de posse, que contou com a presença do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) e diversas lideranças do estado, ela agradeceu a “missão”. O tucano teria sido o padrinho do cargo, acertado ainda em abril, em reunião da dupla com o presidente.

“Dias atrás, informei a vocês sobre o convite que o presidente Jair Bolsonaro me fez para compor seu Governo. Hoje, fico honrada em anunciar que decidi aceitar essa missão, assumindo o comando da Funasa no Maranhão, pois tenho a certeza de que desse modo vamos poder fazer ainda mais pelo progresso do nosso estado e do povo maranhense. Espero contar com cada um de vocês, pois temos muito trabalho à frente. Aqui em Brasília, neste momento, acompanhada do senador Roberto Rocha(PSDB), meu amigo e companheiro nesta luta por um Maranhão mais próspero. Meus agradecimentos ao presidente da Funasa Ronaldo Nogueira, Léo Índio, sobrinho do presidente Jair Bolsonaro; e ao Luís Vannuci pelo carinho e confiança. Essa união fará grandes coisas pelo nosso estado e pelo nosso país”, postou.

Nesta quinta-feira 13, em audiência com Ronaldo Nogueira no gabinete da Funasa em Brasília, Maura Jorge tratou de várias pautas relacionadas ao cargo, dentre elas novos investimentos no estado, que tem índices alarmantes na falta de saneamento básico.

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Funasa trabalha várias ações de saneamento básico e saúde ambiental, que vão desde a construção e ampliação do sistema de abastecimento da água, a melhorias habitacionais e sanitárias.

Roberto Rocha e Maura Jorge se reúnem com Bolsonaro
Política

Presidente recebeu o senador e a ex-deputada estadual ontem 26, no Palácio do Planalto. Teor do encontro não foi divulgado

O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) e a ex-deputada estadual Maura Jorge (PSL-MA), se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), nessa sexta-feira 26, em encontro realizado no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Curiosamente, nem o senador e nem a ex-parlamentar, que foi candidata de Bolsonaro ao Governo do Maranhão em 2018, divulgaram qualquer nota a respeito da reunião em suas redes sociais.

Ambos foram procurados pelo ATUAL7, por ligação telefônica e mensagem pelo WhatsApp, para que informassem a respeito do que foi discutido no encontro com o presidente da República.

Apenas o tucano retornou o contato, pelo aplicativo, mas para informar que não comentaria sobre qual assunto foi debatido entre ele, Maura Jorge e Bolsonaro. Ele ainda demostrou surpresa com a revelação do encontro.

A reunião foi divulgada pelo Planalto por meio de registros fotográficos, publicados no Flickr.

TJ conclui que não houve uso da máquina e inocenta Maura Jorge
Política

Ex-prefeita de Lago da Pedra foi acusada pelo MP de usar a publicidade institucional para fazer promoção pessoal

O Tribunal de Justiça do Maranhão inocentou a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge Ribeiro (PSL), da acusação de uso da máquina pública em promoção pessoal. A decisão foi tomada pela maioria dos desembargadores da Terceira Câmara Cível, no início deste mês.

Segundo o Ministério Público Estadual, autor da ação civil pública, Maura teria utilizado a publicidade institucional do município para se promover junto a população local. Para isso, ela teria destacado no logotipo de sua gestão a letra M da expressão “Modernidade e Desenvolvimento” em diversas obras, informativos, prédios, página da internet e veículos públicos. Em sua defesa, a ex-prefeita alegou que o simbolo fazia apenas alusão aos conhecidos morros e belezas naturais que circundam os arredores da cidade, mas acabou sendo condenada em primeira instância, e por isso recorreu ao TJ/MA.

Durante as eleições de outubro último, quando disputou o Palácio dos Leões como candidata de Jair Bolsonaro, eleito presidente da República, Maura Jorge chegou a conceder uma entrevista coletiva para se dizer perseguida pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e colocar em dúvida a idoneidade dos magistrados da Corte maranhense, que havia colocado o caso na pauta de julgamento. À época, o julgamento recebeu um pedido de vistas do desembargador Jamil Gedeon quando estava empatado.

Já haviam votado a relatora do processo, desembargadora Cleonice Silva Freire, que aceitou parcialmente os apelos da defesa e retirou a suspensão dos direitos políticos de Maura Jorge por entender que não houve dano ao erário; e o juiz Osmar Gomes, convocado para substituir o desembargador Paulo Velten que não compareceu à sessão, pela desprovimento dos apelos e condenação da ex-prefeita de Lago da Pedra.

Relator do acórdão da Terceira Câmara Cível do TJ/MA, pouco mais de uma semana após as eleições de 2018, Gedeon apresentou o voto pela improcedência dos pedidos feitos pelo Ministério Público e pela extinção do processo sem resolução do mérito em relação ao município, que havia sido apontado pelo Parquet como polo passivo na ação civil. Acompanharam o voto os desembargadores Jaime Ferreira e Marcelino Everton.

BigData/TV Record aponta crescimento de Maura Jorge
Política

Candidata do presidenciável Jair Bolsonaro pode ser a grande fiadora de um eventual 2.º turno na disputa pelo comando do Palácio dos Leões

Nova pesquisa RealTime BigData/TV Record aponta que, a cinco dias da eleição, a candidata do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) ao Governo do Maranhão, Maura Jorge (PSL), cresceu em intenção de votos, e pode ser a grande fiadora de um eventual segundo turno na disputa pelo comando do Palácio dos Leões.

De acordo com o levantamento anterior, divulgado no último dia 20, Maura Jorge tinha 4%. Na sondagem de agora ela já aparece com 7%.

Levando-se em consideração a margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, ela pode estar marcando 4%, mas também pode chegar a 10%.

O crescimento de Maura Jorge ocorre após ela ser alvo de reportagens desfavoráveis à sua candidatura, o que indica que o eleitorado pode ter encarado a situação com perseguição, semelhante vem ocorrendo com o próprio Jair Bolsonaro.

O RealTime BigData contratada pela TV Record ouviu 1.200 eleitores, entre os dias 1º e 2 de outubro. A pesquisa foi registrada sob o número MA-03938/2018. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há probabilidade de 95% de os atuais resultados retratarem o atual quadro eleitoral, considerando a margem de erro.

Tratamento diferenciado a Flávio Dino coloca credibilidade do MP em jogo
Política

Órgão enxergou um M de Maura Jorge numa publicidade institucional, mas vendou-se quando governador acentuou o próprio nome e sobrenome numa placa de obra e em material oficial mostrado a prefeitos

Apesar do procurador-Geral de Justiça Luis Gonzaga Martins Coelho não gostar de ser confrontando com a realidade, pelo menos no que diz respeito a atuação do Parquet no combate a malandragem de quem utiliza os cofres públicos para promover o enaltecimento pessoal, é difícil não se concluir que o governador Flávio Dino (PCdoB) vem recebendo um tratamento diferenciado, mesmo que isso coloque a credibilidade do órgão em jogo.

Na semana passada, a candidata ao Palácio dos Leões Maura Jorge (PSL) convocou a imprensa para declarar como perseguição à sua candidatura o julgamento, a poucos dias do pleito e com seu nome oscilando positivamente na última pesquisa Ibope, de um processo de improbidade administrativa baseado em uma ação civil movida pelo MP maranhense, em razão do logotipo de sua administração na Prefeitura Municipal de Lago da Pedra ter sido interpretado como promoção pessoal.

Ocorre que o mesmo MP/MA, que enxergou um M de Maura no simbolo que representa a paisagem geográfica de Lago da Pedra, vendou-se em relação ao nome e sobrenome de Flávio Dino acentuados em uma placa de uma obra pública e num material institucional de um encontro entre o comunista e dezenas de prefeitos maranhenses.

Compare o que fez Maura e o que fez Dino, nas imagens abaixo:



Ou seja, o M enxergado no slogan Prefeitura de Lago da Pedra - Modernidade e Desenvolvimento foi caracterizado pelo Ministério Público como promoção pessoal feita de forma subliminar no brasão tido como oficial. Já sobre o nome e o sobrenome do governador inseridos descaradamente numa placa do programa Escola Digna e na peça que foi massivamente mostrada num telão em encontro com gestores municipais atrás de recursos para as suas respectivas administrações, pelo que se sabe publicamente, nenhuma ação foi movida.

Na verdade, em vez de acionar Flávio Dino por promoção pessoal como atuou contra Maura Jorge, sob o sorriso orelha a orelha de Luis Gonzaga, o MP/MA fez foi o contrário: premiou o comunista com a Medalha de Mérito Celso Magalhães, maior honraria concedida pelo seu colegiado de procuradores.

É ou não é um baita de um tratamento diferenciado?

No Maranhão, Bolsonaro aposta numa mulher para tirar comunista do poder
Política

Candidata do presidenciável, Maura Jorge ocupa a terceira colocação no Ibope. Estado é o mais dependente do Bolsa Família em todo o país

Contrariando a pecha de machista e misógino, colocada por adversários para desfavorecê-lo na disputa pela Presidência da República, principalmente diante do avanço da campanha #elenão nas redes sociais, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) aposta na força e no charme de uma mulher para destronar um comunista do poder no Nordeste, única região do país em que ele não é líder em intenções de voto, e exatamente do estado mais dependente do Bolsa Família e adorador do ex-presidente Lula dentre todos da federação, o Maranhão.

Trata-se da deputada estadual e ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PSL). “É melhor já ir se acostumando com a nova governadora do Maranhão”, declarou ele em meados de junho último, quando esteve no estado para evento de lançamento de pré-candidatura da aliada.

Jair Bolsonaro apoia uma mulher para tirar do poder o único governador comunista do Brasil
Divulgação A mulher e o mito Jair Bolsonaro apoia uma mulher para tirar do poder o único governador comunista do Brasil

De acordo com o Ibope, nas duas pesquisas já realizadas, mesmo com pouco tempo de propaganda e uma campanha de recursos tímidos, ela aparece como terceira colocada nas intenções de voto, a frente de candidatos como Roberto Rocha (PSDB), e atrás apenas de Flávio Dino (PCdoB), que busca a reeleição, e Roseana Sarney (MDB), que tenta ser governadora pela quinta vez.

Assim como ocorre com o capitão reformado do Exército, apesar de ser no Maranhão, onde — segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente a 2015, divulgados no fim do ano passado pelo IBGE — o acesso a internet ainda é o menor do Brasil, grande parte do crescimento de Maura nas pesquisas pode ser atribuído principalmente a forte militância e simpatizantes que a candidata possuí nas redes sociais.

Há pouco mais de uma semana, utilizando-se de sua força e charme, e em meio as acenos com o gesto de uma arma de fogo, marca do candidato do PSL à Presidência, ela liderou uma gigantesca carreata capital do estado, em apoio ao presidenciável. “São Luís deu seu grito de liberdade e provou que não aceita ser tratado no cabresto. Foi uma mobilização histórica, pessoas totalmente envolvidas com o sentimento de mudança no país e no nosso estado. O time 17 levantou poeira e mostrou que juntos somos um povo gigante. Obrigada, Maranhão!”, comemorou em sua página no Facebook.

Maura Jorge e o seu vice, o Tenente-Coronel da Polícia Militar do Maranhão, Roberto Filho
Divulgação Seguimento militar na vice Maura Jorge e o seu vice, o Tenente-Coronel da Polícia Militar do Maranhão, Roberto Filho

Segundo aliados, esta semana Maura deve visitar Jair Bolsonaro, que está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 7 de setembro, após ser submetido a uma cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG), vítima de um ataque a facada durante um evento político na cidade.

Acreditando que uma possível vitória sua para o Palácio do Planalto, logo no primeiro turno, virá do Nordeste, Bolsonaro aproveitará a presença da aliada para gravar um vídeo. Nele, além de pedidos de voto para Maura Jorge, Bolsonaro pretende reforçar que sua luta é contra a implantação do comunismo no país, começando com a demolição do regime pelo Maranhão, e não contra as mulheres, como radicalizam seus adversários.

Maura Jorge confirma tenente-coronel como vice na disputa pelo Palácio dos Leões
Política

Também foi confirmado o nome do ex-vereador de Itapecuru, Samuel Campelo, para a vaga no Senado Federal

A ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, confirmou o nome do tenente-coronel da Polícia Militar do Maranhão Roberto Filho, como candidato a vice-governador na disputa pelo Palácio dos Leões em outubro próximo. A confirmação foi feita nessa sábado 4, em São Luís, durante convenção estadual do PSL com o PRTB.

No evento, também foi confirmado o nome do ex-vereador de Itapecuru, Samuel Campelo, para a vaga no Senado Federal. O ato reuniu centenas de apoiadores e filiados dos dois partidos.

Com a confirmação da candidatura de Mara Jorge, ao todo, são seis candidatos concorrendo ao Governo do Maranhão. Além dela, estão confirmados Ramon Zapata (PSTU), Flávio Dino (PCdoB), Roseana Sarney (MDB), Odívio Neto (PSOL) e Roberto Rocha (PSDB).

“Até quando?” questiona Maura Jorge sobre morte por suposta omissão no Macrorregional
Política

Segundo vídeo divulgado por um enteado, idoso chegou a unidade ainda vivo, mas não teria recebido atendimento de urgência e emergência

A ex-prefeita de Lago da Pedra e pré-candidata ao Palácio dos Leões, Maura Jorge (PSL), lamentou nas redes sociais a notícia sobre o falecimento do idoso Agostinho José Ferreira, de 64 anos, por suposta omissão de socorro no Hospital Macrorregional de Imperatriz, ocorrida no último sábado 7. Ela responsabilizou o governo Flávio Dino, do PCdoB, pelo caso.

“Até quando teremos que ler notícias como essa? A gestão descompromissada com a coisa pública está matando pais e mães de família diariamente no Maranhão. Revoltante constatar que o direito mais importante do cidadão, que é o direito à vida, está sendo usurpado dos maranhenses. Consternada com essa tragédia. Meus pensamentos e orações estão com a família de José Ferreira. Não há nada mais a dizer”, declarou.

A suposta omissão do Estado foi denunciada por um membro da própria família do idoso.

Segundo vídeo registrado e divulgado pelo enteado de José Ferreira, o idoso chegou ao Macrorregional de Imperatriz ainda vivo, mas não teria recebido atendimento de urgência e emergência. Na gravação, o enteado começa a chorar porque o padastro teria morrido ainda no veículo. “Acabou de morrer porque se recusaram a atender. Chegou vivo aqui, mas morreu na porta”, diz o enteado no vídeo.

Pelas redes sociais, o secretário estadual de Saúde Carlos Lula ignorou o estado de luto dos familiares do idoso, e também divulgou um vídeo contestando o enteado de José Ferreira e ainda o acusando de haver espalhado fake news. A gravação divulgada por mostra o que seria o idoso já dentro do hospital, sendo levado por uma equipe da unidade numa maca, mas sem qualquer aparelho para reanimação.

O caso está sendo investigado pela 5ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Imperatriz.

Sem PR, Bolsonaro pode ter vice do partido de Ricardo Murad
Política

PSL avalia lançar o general da reserva do Exército Augusto Heleno Ribeiro, do PRP, como companheiro de chapa do presidenciável

Sem resposta do PR para a formação de aliança nas eleições deste ano, o PSL avalia lançar o general da reserva do Exército Augusto Heleno Ribeiro como vice na chapa do presidenciável Jair Bolsonaro. A informação foi antecipada pela Coluna do Estadão, na semana passada.

O general é filiado ao PRP, que no Maranhão é presidido pelo ex-secretário estadual de Saúde e pré-candidato ao Palácio dos Leões Ricardo Murad, desafeto de Flávio Dino (PCdoB), que tentará a reeleição.

Caso a aliança entre PSL e PRP seja confirmada, um imbróglio poderá ser criado no estado.

Enquanto o PRP tem Murad como pré-candidato aos Leões, o PSL aposta no nome da ex-prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge para o pleito.

Ela, também adversária de Dino, inclusive, trouxe Bolsonaro ao Maranhão recentemente, e tenta colar no presidenciável para aparecer bem nas pesquisas de intenção de voto.

Bolsonaro desembarca em São Luís para ato de pré-campanha com Maura Jorge
Política

Presidenciável pelo PSL participa de ato político no Multicenter Sebrae e jantar com empresários maranhenses

O deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ) chega à São Luís, nesta quinta-feira 14, para cumprir agenda de pré-campanha na cidade, ao lado da ex-prefeita de Lago da Pedra e pré-candidata ao Palácio dos Leões, Maura Jorge (PSL).

A chegada está prevista para as 12h05min, no Aeroporto Marechal Cunha Machado, na capital, e será acompanhada por uma carreata até o Multicenter Sebrae para a realização do ato político. Lá ele receberá a imprensa, vai ao palanque junto com Maura Jorge e depois grava mensagens de apoio com pré-candidatos a deputado federal e estadual.

Após, já no período da noite, a agenda de Bolsonaro será com os empresários maranhenses, em jantar promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

O evento terá uma palestra do pré-candidato ao Palácio do Planalto e também espaços para perguntas dos empresários.

TRE/MA condena Maura Jorge por propaganda antecipada em outdoor
Política

Pré-candidata ao Palácio dos Leões teve sua imagem divulgada ao lado do presidenciável Jair Bolsonaro em outdoor numa avenida da capital

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão julgou procedente, nessa terça-feira 15, representação contra a pré-candidata ao Palácio dos Leões, Maura Jorge (PSL), ajuizada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), por meio do subprocurador Juraci Guimarães Júnior, por propaganda eleitoral antecipada referente às eleições de 2018.

Por maioria, os membros da Corte entenderam que ela violou o artigo 36A da lei 9.504/97, a chamada Lei das Eleições, além de haver utilizado propaganda vedada no próprio período eleitoral (outdoor). Com isso, foi determinada a retirada imediata das peças publicitárias, o pagamento de multa no valor de R$ 5 mil e ainda proibida a colocação de novos outdoors.

Votaram com o desembargador Cleones Cunha, que lavrará o Acórdão, os juízes Wellington Cláudio Pinho de Castro e Lavínia Helena Macedo Coelho. Vencidos o juiz relator do processo, Daniel Blume, que foi acompanhado pelo juiz Itaércio Paulino da Silva.

O outdoor que levou a Corte Eleitoral maranhense a condenar Maura Jorge foi fixado numa avenida em São Luís, com a imagem da pré-candidata ao lado do pré-candidato a Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), com destaque para a frase: “Unidos somos fortes”.

Bolsonaro terá acusada de empregar fantasma como pré-candidata ao governo no MA
Política

Maura Jorge sairá do Podemos e se filiará ao PSL. MP acusa ex-prefeita de Lago da Pedra de embolsar quase R$ 200 mil de uma servidora

O deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro, que se apresenta ao eleitoral como única alternativa radical contra os maus costumes, terá como pré-candidata ao governo no Maranhão, em outubro próximo, uma acusada pelo Ministério Público estadual de empregar uma funcionária fantasma para ficar com os vencimentos da servidora.

Trata-de da ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge. Ainda no Podemos, ele se filiará ao novo partido de Bolsonaro, o PSL. O convite foi feito pela direção nacional da sigla e também pelo presidente estadual da legenda, vereador Chico Carvalho. A data de filiação ainda não está definida.

De autoria dos promotores João Leonardo Leal e Marcos Valentim Paixão, uma ação de improbidade administrativa contra a pré-candidata de Bolsonaro ao Palácio dos Leões corre na 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís.

Segundo o Parquet, quando exerceu o mandato de deputada estadual, ela lotou em seu gabinete na Assembleia Legislativa maranhense, por pouco mais de quatro anos, uma mulher identificada como Gessina Vieira, que seria sua empregada doméstica e de seus familiares.

A lotação, segundo o MP-MA, foi feita sem o conhecimento ou anuência da funcionária — que só teria descoberto o uso de seu nome por Maura Jorge quando compareceu a um posto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para requerer aposentadoria.

De acordo com a acusação, quase R$ 200 mil teriam sido embolsados por Maura Jorge por meio do esquema.

Procurada pelo ATUAL7, ela nega as acusações, e lembra que um outro processo, penal, relacionado a mesma denúncia, foi julgado improcedente pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão. “Tenho certeza que à Justiça continuará primando pela verdade”, acredita.

Justiça ouve Maura Jorge e testemunhas em processo sobre funcionária fantasma
Política

Empregada doméstica teria sido lotada na Assembleia Legislativa do Maranhão, sem o conhecimento ou anuência. Na época, pré-candidata ao Palácio dos Leões exercia o mandato de deputado estadual

A Justiça estadual ouviu a ex-prefeita de Lago da Pedra e pré-candidata ao Palácio dos Leões pelo Podemos, Maura Jorge, num processo sobre suposta funcionária fantasma lotada em seu gabinete, durante parte do período em que ela exerceu o mandato de deputada estadual, na Assembleia Legislativa do Maranhão. A audiência ocorreu na penúltima semana de fevereiro passado. Também foram ouvidas três testemunhas.

De autoria dos promotores João Leonardo Leal e Marcos Valentim Paixão, do Ministério Público do Maranhão, a ação de improbidade administrativa contra Maura Jorge corre na 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís desde agosto de 2009.

Maura Jorge é acusada de haver lotado, em seu gabinete na Assembleia Legislativa, por pouco mais de quatro anos, uma mulher identificada como Gessina Vieira, que seria sua empregada doméstica e de seus familiares.

Tudo, segundo o MP-MA, foi feito sem o conhecimento ou anuência da funcionária — que só teria descoberto o uso do nome pela então parlamentar ao comparecer a um posto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para requerer aposentadoria.

De acordo com os autos, quase R$ 200 mil teriam sido embolsados por Maura por meio do esquema.

Além de nova oitiva com as testemunhas, para o próximo dia 15, em Lago da Pedra, foi determinada ainda que a Assembleia Legislativa, no prazo de 20 dias, forneça informação e documentos referentes à contratação, e informações sobre o pagamento dos servidores assessores parlamentares DANS-1, da Casa, no período em que a suposta funcionária fantasma esteve lotada no gabinete de Maura Jorge. Também devem ser encaminhados ao juízo os documentos relacionados aos envios de folha de pagamento ou ordem de pagamento para a instituição bancária que efetivava o pagamento dos respectivos salários, bem como os documentos probatórios da efetivação do pagamento pela instituição financeira do pagamento, em cujos documentos conste as assinaturas do recebedor dos vencimentos relacionado à Gessina Vieira. Acaso a Assembleia não tenha esses documentos em seus arquivos, deverá o Poder informar onde estes podem ser encontrados.

Um outro processo contra Maura Jorge sobre o mesmo caso, mas sob a acusação de peculato, foi julgado pela improcedência da denúncia, por unanimidade, pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão, em março de 2011. Ela foi absolvida sumariamente pelos desembargadores Raimundo Melo (relator), José Bernardo Rodrigues e Maria dos Remédios Buna.

Procurada pelo ATUAL7, Maura Jorge fez lembrança a esse julgamento, e disse tratar-se de uma acusação sem fundamento. “Tenho certeza que à Justiça continuará primando pela verdade”, disse.

Maranhão sem novidades na disputa pelo Palácio dos Leões em 2018
Política

Roseana Sarney, Roberto Rocha, Ricardo Murad e Maura Jorge concorrem contra Flávio Dino. Todos cinco representam a velha política

Apesar da crescente intenção dos maranhenses de rejeitar os velhos políticos e buscar nomes de fora do establishment, o futuro das urnas no estado segue apontando para o mais do mesmo, num confronto apenas entre representantes da velha política.

Em outubro do próximo ano, os eleitores voltam as urnas para decidir quem comandará o destino do Estado durante os próximos quatro anos. Considerando as pré-candidaturas que já estão oficialmente confirmadas pelos seus partidos, há certeza de que pelo menos cinco nomes estarão na disputa, e nenhum deles é dos chamados outsider.

O principal desafio, e por isso tema que deverá ganhar maior destaque durante as campanhas eleitorais, será diminuir o inchaço da máquina pública e tirar o Maranhão da extrema pobreza, que nos últimos três anos aumentou drasticamente.

Para tentar reverter esse dado alarmante, quatro pré-candidatos de oposição já se lançaram: Roberto Rocha (PSDB), Maura Jorge (Pode), Ricardo Murad (PRP) e Roseana Sarney (PMN).

Os três primeiros tentam chegar ao comando do Executivo estadual pela primeira vez, embora não sejam novidade na política. Já a última, esteve por lá por quatro vezes, logo considerada uma das maiores co-responsáveis pela situação de miséria em todo o estado.

Todos, inclusive Roseana, ensaiam discurso de contraponto à gestão de Flávio Dino (PCdoB), postulante à reeleição no Palácio dos Leões.

Novo capo di tutti capi — expressão utilizada para designar “o chefe de todos os chefes” da máfia siciliana e da Cosa Nostra Americana — do Maranhão, o comunista chegou ao governo como promessa de mudança e esperança, mas termina seu terceiro ano de mandato maculado por diversos casos de corrupção, cooptando aliados da família Sarney e administrando os cofres públicos mais para correligionários, empresários aliados e camaradas de outros partidos, do que para os maranhenses.

Diante da dificuldade de aparecer alguém que realmente represente o novo e a antipolítica, o eleitor terá de ir às urnas escolher o menos pior.

Rádio Difusora AM inclui nome de Maura Jorge em pesquisa para governo
Política

Levantamento será realizado neste mês. Escutec também analisará os números para o Senado Federal

A Rádio Difusora AM incluiu o nome da presidente do Podemos no Maranhão, Maura Jorge, na pesquisa para a disputa pelo Palácio dos Leões em 2018. Ela foi a primeira a lançar pré-candidatura ao Palácio dos Leões em oposição ao governador Flávio Dino (PCdoB), e única que tem o nome já consolidado.

O levantamento será feito pelo Instituto Escutec, e também analisará os números para o Senado. A pesquisa terá grande abrangência e vai buscar identificar o sentimento do eleitor maranhense nos quatro cantos do estado.

A primeira informação era de que, para o governo estadual, somente os nomes de Flávio Dino (PCdoB), Roseana Sarney (PMDB) e Roberto Rocha (PSB) haviam sido incluídos. Ao perceberem o equívoco em ignorar o nome da ex-prefeita de Lago da Pedra, porém, a Rádio Difusora AM e o Escutec divulgaram nova informação, dando conta de que Maura Jorge também aparecerá nos cenários estimulados.

Já para o Senado Federal, os nomes na estimulada serão mesmo apenas os de: Sarney Filho (PV), Edison Lobão (PMDB), Lobão Filho (PMDB), José Reinaldo Tavares (PSB), Waldir Maranhão (PTdoB) e Weverton Rocha (PDT).

A deputada federal Eliziane Gama (PPS), que garante ser pré-candidata ao Senado, foi ignorada pela Difusora AM/Escutec.