Maranhão sem novidades na disputa pelo Palácio dos Leões em 2018
Política

Maranhão sem novidades na disputa pelo Palácio dos Leões em 2018

Roseana Sarney, Roberto Rocha, Ricardo Murad e Maura Jorge concorrem contra Flávio Dino. Todos cinco representam a velha política

Apesar da crescente intenção dos maranhenses de rejeitar os velhos políticos e buscar nomes de fora do establishment, o futuro das urnas no estado segue apontando para o mais do mesmo, num confronto apenas entre representantes da velha política.

Em outubro do próximo ano, os eleitores voltam as urnas para decidir quem comandará o destino do Estado durante os próximos quatro anos. Considerando as pré-candidaturas que já estão oficialmente confirmadas pelos seus partidos, há certeza de que pelo menos cinco nomes estarão na disputa, e nenhum deles é dos chamados outsider.

O principal desafio, e por isso tema que deverá ganhar maior destaque durante as campanhas eleitorais, será diminuir o inchaço da máquina pública e tirar o Maranhão da extrema pobreza, que nos últimos três anos aumentou drasticamente.

Para tentar reverter esse dado alarmante, quatro pré-candidatos de oposição já se lançaram: Roberto Rocha (PSDB), Maura Jorge (Pode), Ricardo Murad (PRP) e Roseana Sarney (PMN).

Os três primeiros tentam chegar ao comando do Executivo estadual pela primeira vez, embora não sejam novidade na política. Já a última, esteve por lá por quatro vezes, logo considerada uma das maiores co-responsáveis pela situação de miséria em todo o estado.

Todos, inclusive Roseana, ensaiam discurso de contraponto à gestão de Flávio Dino (PCdoB), postulante à reeleição no Palácio dos Leões.

Novo capo di tutti capi — expressão utilizada para designar “o chefe de todos os chefes” da máfia siciliana e da Cosa Nostra Americana — do Maranhão, o comunista chegou ao governo como promessa de mudança e esperança, mas termina seu terceiro ano de mandato maculado por diversos casos de corrupção, cooptando aliados da família Sarney e administrando os cofres públicos mais para correligionários, empresários aliados e camaradas de outros partidos, do que para os maranhenses.

Diante da dificuldade de aparecer alguém que realmente represente o novo e a antipolítica, o eleitor terá de ir às urnas escolher o menos pior.



Comentários 2

  1. HUDSON

    POBRE MARANHÃO! MUDA DE LADO, MAS NÃO MELHORA, COMO BEM DISSE AUGUSTO NUNES!

    NÃO SE TEM MAIS OPÇÕES SEGURAS, FLÁVIO ERA UMA DAS ÚLTIMAS ESPERANÇAS DOS MARANHENSES, VOTEI NELE, CONTUDO VEM SE CONSTITUINDO NUM DOS PIORES GOVERNANTES DA HISTÓRIA DO MARANHÃO: MUITA CORRUPÇÃO, PERSEGUIÇÃO, DECRÉSCIMO DO PIB, AUMENTO DE POBREZA, PATRIMONIALISMO CAMPEANDO, EMPREGUISMO DE CORRELIGIONÁRIOS, TROCAS DE FAVORES COM AUTORIDADES, GASTOS MILIONÁRIOS COM PROPAGANDAS ENGANOSAS.... ENFIM, MUITAS MAZELAS DE MÁS GESTÕES PÚBLICAS.

Comente esta reportagem